Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Dengue avança em Cianorte que registra quase 400 casos

Publicado em 09/05/2013 às 06:13

O mosquito da dengue continua a assombrar a população de Cianorte. Até a tarde de ontem (8) foram confirmados 389 casos da doença dos quais, 20 são importados e 369 são locais. Até o início da semana, a zona três era recordista no registro de casos, com 92 confirmados. Nesta semana os agentes da Saúde estão realizando um novo Lira (Levantamento Rápido de Infestação) e o resultado deve ser divulgado na próxima semana. O número de casos já pode ser considerado epidemia, segundo a chefe do Setor de Combate à Dengue, Vera Fusisawa, e o alerta continua para os próximos dias.

“Já faz algum tempo que não chove em Cianorte, mas mesmo assim nossos agentes continuam encontrados focos dos mosquitos pela cidade. Mesmo sem tanta procriação temos o mosquito adulto contaminado voando pela cidade, e se picar uma pessoa, irá causar a dengue”, explicou Vera, lembrando que um mosquito adulto vive em média 45 dias. “Se ele estiver contaminado, pode passar dengue para muitas pessoas, e devido ao número de casos sabemos que há muitos mosquitos contaminados por ai”.

Até o início da semana foram feitas 1.160 notificações, sendo que 333 foram descartados e 464 ainda aguardam resultados. De acordo com relatório apresentado pelo Setor de Combate à Dengue, nas Zonas Um, Dois, Três e Quatro, os índices são mais alarmantes. Na Zona Um e centro são 57 casos de dengue confirmados, na Dois o número é de 67, na Três são 92 casos e na Quatro 53. Já no Cianortinho o índice é de 29 casos, na Sete é de 20, na Oito (Seis Conjuntos, Asa Branca, Mafra, Santa Monica e outros) 24 e na zona rural é de 19. “Temos casos confirmados na Estrada Tropeiro, Estrada Canaã, Estrada Quilombo, Estrada Imbituva e Estrada Bom Jesus, todas estas na zona rural de Cianorte”.

Fonte:

Deixe seu comentário