Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

BOA NOTÍCIA!

Douradina é contemplada com base do SAMU

A ambulância para atendimentos de urgência e emergência, foi entregue na quinta-feira, 25, durante a visita técnica da equipe do SAMU Noroeste.

Publicado em 08/08/2019 às 07:39
Atualizado em

Prefeito João Jorgge Sossai e a secretária de Saúde, Maria Elizabeth junto com a equipe do SAMU Noroeste, durante a visita técnica (Foto: SAMU)

O município de Douradina foi contemplado com uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A nova unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de melhorar e ampliar os atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde e o Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência) estão trabalhando para implantar a unidade na cidade.

A ambulância de suporte básico foi entregue na quinta-feira, 25, durante a visita técnica da equipe do SAMU Noroeste. Na ocasião o presidente do Samu, Almir de Almeida, explicou que a expansão da rede está sendo possível graças a pactuação com os municípios. Ele conta que a base ficará em Douradina, mas vai atender toda a microrregião de Douradina e Ivaté.



Segundo a secretária de Saúde, Maria Elizabeth, no máximo 90 dias, o SAMU deverá estar funcionando em Douradina. "Estamos trabalhando para definir o local de implantação. Essa base será instalada provisoriamente em um imóvel que será locado pelo município até a conclusão da reforma do Pronto Atendimento Municipal. Todos os trâmites necessários já estão sendo viabilizados".

Almir comentou ainda que nos próximos dias será anunciado um Processo Seletivo Simplificado - PSS, para a contratação de funcionários. "Há algum tempo atras foi feito um concurso, mas não houve a quantidade de pessoas aprovadas para atender toda a necessidade, por isso provavelmente deverá ser feito um PSS para funcionar o serviço".


Prefeito João Jorge Sossai assinando o Termo de Uso da ambulância ao lado do presidente do SAMU, Almir de Almeida.

“Este é o resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com a qualidade de vida da nossa população. Com essa unidade será possível reduzir o número de mortes, o tempo de internação, as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce, entre outros traumas causados por acidentes, significa a concretização de um sonho da população de Douradina e dos municípios vizinhos”, comemora o prefeito João Jorge Sossai.

Com a chegada do SAMU em Douradina, a população do município passará a utilizar o serviço de emergência 192 e terá muito mais agilidade no atendimento médico. Antes já existia na cidade, o Atendimento de Emergência Municipal que contava com ambulâncias do sistema público de saúde do município, agora com o SAMU, a abrangência será ainda maior.


Visita técnica.

Fonte:

Deixe seu comentário