Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CURIOSIDADES

É verdade que o chiclete demora anos para ser digerido?

Venha desvendar essa curiosidade com a gente!🕵️‍♀️

Publicado em 11/09/2018 às 23:05

(Foto: Foto: Ilustrativa)

Se você ouviu durante a sua infância que não deveria engolir um chiclete porque a guloseima demora sete anos para ser ingerida, você não está só. A informação, aliás, aterrorizava aqueles que acidentalmente engoliam uma goma de mascar, com medo de que o chiclete pudesse ser capaz de “colar as tripas” uma vez que passaria anos dentro do intestino.

A verdade é que quando um chiclete é engolido, ele fica no sistema digestório da pessoa que engoliu por, no máximo, alguns dias. Vale frisar que, diferente dos alimentos comuns, o chiclete é feito de materiais sintéticos que não são quebrados pelas enzimas e proteínas presentes na saliva. Ou seja: o chiclete é engolido inteiro e assim vai passar pelo esôfago até chegar ao estômago.

A partir de então, o chiclete vai se misturar com seu suco gástrico, que também não vai conseguir afetar a resina da goma de mascar. O que será quebrado no estômago serão os açúcares e flavorizantes do chiclete.

A goma vai ficar ali por algum tempo até ser levada para o intestino, onde poderá ficar por alguns dias, viajando pelo trato digestivo com outras substâncias que também não são quebradas pelos ácidos do seu corpo, como é o caso de sementes, pipocas que não estouram e algumas fibras de alimentos.

A partir daí, o chiclete vai grudar em seu cólon, ao lado de outros resíduos alimentares, e ficará ali até o próximo movimento intestinal. Desde o momento em que foi parar no seu estômago até ser eliminado pelas fezes, o chiclete fica por até três dias dentro do corpo.

Agora em relação ao tempo em que coisas podem ficar dentro do corpo de alguém, saiba que há casos de pessoas que engoliram pequenos objetos que se alojaram no intestino e que ali ficaram e foram descobertos tempos depois, através de exames de raio-x. Então, sim, é possível que algo fique dentro da barriga de alguém por anos e mais anos, mas esse algo não é chiclete!

Fonte:

Deixe seu comentário