Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Estado confirma primeira morte por dengue em Umuarama

Publicado em 08/04/2015 às 06:24

De agosto de 2014 até a segunda- feira (6), 5.889 casos de dengue foram confirmados no Paraná, sendo que 12 evoluíram para a forma grave da doença. A Secretaria de Estado da Saúde também informou a ocorrência de mais três mortes por dengue no Estado. Com isso, sobe para sete o número de óbitos causados pela doença desde o início do ano. Até agora, 32 municípios paranaenses estão em situação de epidemia e outros 28 em alerta por conta do aumento no número de casos. As novas mortes foram registradas em Ângulo, na região Norte, e Umuarama e São Jorge do Patrocínio, no Noroeste.

A confirmação foi feita pela comissão estadual de mortalidade da dengue após análise laboratorial, clínica e epidemiológica de cada caso, com o apoio dos hospitais, secretarias municipais de saúde e regionais de saúde envolvidas. Os outros óbitos do ano ocorreram em São João do Caiuá, Loanda, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Themis Buchmann, a dengue é uma preocupação permanente no Paraná, não apenas nos meses de verão. “A população e os profissionais de saúde não devem esquecer da dengue mesmo com as temperaturas mais baixas. Percebemos que o número de casos vem aumentando e não podemos baixar a guarda neste momento”, destacou Themis.

Em uma semana, foram confirmados mais de 1.300 novos casos no Estado. No boletim da Secretaria de Estado da Saúde do dia 31 de março eram 4.512 casos de dengue, sendo 4.152 autóctones (cuja contaminação aconteceu nos municípios paranaenses) e 360 importados. Segundo o último boletim sobre a situação da dengue no Paraná, os municípios que concentram os maiores números de casos são São João do Caiuá (561), Loanda (446), Londrina (317), Jataizinho (307) e Nova Esperança (218).

“A dengue é preocupação em todo País. Somente o Estado de São Paulo já confirmou mais de 100 mil casos da doença e isso mostra que a vigilância para eliminação de focos do mosquito transmissor deve ser constante”, alerta Ivana Belmonte.

A Secretaria da Saúde informou ainda a ocorrência de mais dois casos importados de febre chikungunya no município de Maringá. Os casos dizem respeito a duas meninas que viajaram para o Caribe no início do ano.

Fonte:

Deixe seu comentário