Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Governador decreta situação de emergência em 77 municípios e visita locais afetados

Publicado em 09/06/2014 às 00:03

O governador Beto Richa decretou na manhã desta segunda-feira (09) situação de emergência em 77 municípios paranaenses atingidos pelas chuvas no fim de semana.”Estamos agilizando a medida para que os municípios atingidos pelas fortes chuvas possam receber receber recursos e contratar serviços para o imediato atendimento à população”, afirmou o Governador. “Toda a estrutura do governo como agricultura, habitação, Sanepar, Copel, Saúde, entre outras, estão atendendo os municípios mais atingidos.” 

Richa desmarcou a agenda de compromissos desta segunda-feira e logo após assinar o decreto (número 11301/2014), viajou para o interior para verificar as condições de municípios das regiões Sul, Centro e Centro-Sul do Estado, mais castigados pelas inundações. Durante o dia, ele irá a Guarapuava, Pinhão, Cruz Machado, União da Vitória, São Mateus do Sul, Irati e Porto Amazonas.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil continua recebendo informações enviadas, online, pelos municípios. As informações são avaliadas e, de acordo com a situação, outros municípios poderão ter incluídos em situação de emergência. 

O coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Edemilson de Barros, afirmou que o decreto é um passo muito importante que o Estado dá para apoiar de forma rápida os municípios. “Com a situação de emergência decretada, a prefeitura pode realizar diversas obras de caráter de emergência, como recuperação de estradas, recuperação de vias, entre outras, que podem ser finalizadas em 180 dias", disse ele. Com o decreto, a prefeitura pode contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos e tem facilidade no acesso a recursos para a recuperação da cidade. O decreto será encaminhado ao Ministério da Integração Social, para que os municípios possam receber apoio do Governo Federal. 

ATINGIDOS - De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado às 14 horas desta segunda-feira, chega a 55.659 o número de pessoas atingidas, em 101 municípios paranaenses. Em todo o Estado, 7.530 pessoas ficaram desalojadas e 2.436 ficaram desabrigadas. Segundo o levantamento, 2.286 pessoas permanecem em abrigos. O município de Rebouças, na região Centro-Sul, é o que mais tem desalojados, com 3 mil pessoas nesta situação. A região central do Estado é a mais afetada, principalmente o município de Guarapuava. Cerca do grande número de desalojados, nove pessoas morreram. 

O coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, explicou que os números mudam a todo momento. “O governo está mobilizado para atender a todos os paranaenses”, afirmou ele. 

No domingo, 15 famílias foram retiradas de suas residências com a ajuda dos helicópteros do Governo do Estado e estão em segurança. 

AJUDA - Na área de saúde estão sendo liberados R$ 5,2 milhões para os municípios comprarem medicamentos, contratar e pagar hora extra aos profissionais de saúde. Os recursos para a saúde são do programa VigiaSus. O repasse destes recursos estava programado para o meio do ano, mas foi antecipado. 

Para a 4ª Regional de Saúde, que abrange nove municípios da região de Irati, foram enviados, ainda no domingo, 900 frascos de vacinas anti-rábica;1000 vacinas contra hepatite B; 2000 vacinas duplas - tétano + difteria; 30 imunobiológico antitetânica, 2000 vacinas gripe; 4320 comprimidos Oseltamivir (Tamiflu) para gripe; 500 frascos de soros e 3000 frascos hipoclorito de sódio.

Confira os municípios que estão com situação de emergência decretada:

Altamira do Paraná, Anahy, Barbosa Ferraz, Boa Esperança do Iguaçu, Bituruna, Campina do Simão, Campo Bonito, Campo Largo, Campo Mourão, Cantagalo, Capanema, Catanduvas, Cascavel, Chopinzinho, Cianorte, Corbélia, Coronel Vivida, Cruz Machado, Diamante do Sul, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Floresta, Foz do Jordão, General Carneiro, Godoy Moreira, Goioerê, Grandes Rios, Goioxim, Guaporema, Guaraniaçu, Guarapuava, Ibema, Imbituva, Irati, Ivaiporã, Jardim Alegre, Laranjeiras do Sul, Lindoeste, Mallet, Manoel Ribas, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Marquinho, Medianeira, Mirador, Nova Cantu, Nova Laranjeiras, Pinhalão, Pinhão, Piraí do Sul, Pitanga, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Querência do Norte, Quinta do Sol, Realeza, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Realeza, Roncador, Rosário do Ivaí, Três Barras do Paraná, Santa Lúcia, São João, São João do Ivaí, São João do Triunfo, São Jorge do Oeste, São José das Palmeiras, São Mateus do Sul, Saudade do Iguaçu, Sulina, União Da Vitória e Espigão Alto do Iguaçu.

Fonte:

Deixe seu comentário