Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

REGIÃO

Governo impõe quarentena em Cianorte e outras cidades da 13ª Regional de Saúde

As medidas valem por 15 dias a partir de quarta-feira (1º). Além de Cianorte, em outras seis cidades só serviços essenciais funcionarão

Publicado em 02/07/2020 às 07:50

Decreto foi anunciado em live transmitida pela Facebook (Foto: Félix Leal/AEN)

O governador Ratinho Jr anunciou nesta terça-feira (30) medidas restritivas pra conter o avanço da covid-19 em sete regionais do Paraná. São elas: Cianorte, Cascavel, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Toledo. As novas regras determinam o fechamento de comércio, shoppings, academias e salões de beleza e restringe funcionamento de bares e restaurantes somente para entregas. 

Onze cidades que compõem a 13ª Regional de Saúde (Cianorte) também devem aderir as restrições. Os municípios da região são Tapejara, Tuneiras do Oeste, Jussara, Japurá, São Tomé, Indianópolis, Rondon, São Manoel do Paraná, Cidade Gaúcha, Guaporema e Cianorte. 

As medidas valem por 15 dias a partir de quarta-feira (1.º). As regionais mencionadas no decreto aglutinam 134 municípios e somam 75% dos casos de coronavírus no Paraná. Nessas regiões, só serviços essenciais funcionarão.”Vamos frear essa transmissão nessas regiões. Vamos continuar avaliando os dados continuamente”, explicou o governador. 

Ratinho Jr também ressaltou que as ações não são recomendações, são de fato decreto, com fechamento de diversas atividades. “É uma determinação. Inclusive falei com prefeitos e presidentes de associações regionais de municípios para que essas ações passem a ser acompanhadas pelas prefeituras também, para que o movimento de pessoas nas ruas diminuam”, enfatizou o governador.  

“Este decreto é mais severo. Agora o decreto pensa de forma regional para pensar problemas agudos. Temos que parar aquela região, por isso não podemos deixar que cada município tome a decisão. A decisão agora é coletiva”, explicou o governador.  

Também no pronunciamento, Ratinho Jr enfatizou que o lockdown não está descartado. “Existe sim a possibilidade de lockdown. É a medida mais enérgica, mas se conseguirmos adotar essas medidas, vamos controlar a curva de contaminação”.


Fonte:

Deixe seu comentário