Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Grávida é diagnosticada com vírus da zika em Maringá, confirma secretaria

Publicado em 26/02/2016 às 23:55

Maringá - A Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, na região norte do Paraná, confirmou o primeiro caso de zika em gestante no município nesta sexta-feira (26). A mulher infectada pelo vírus tem aproximadamente 30 anos e está no 4° mês de gravidez, segundo a secretaria. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não confirmou esse caso.

Com a confirmação da doença nessa gestante, Maringá já tem oito casos de zika. Para evitar que o vírus se espalhe e outras mulheres grávidas contraiam a doença, a secretaria montou um plano de ação específico para as gestantes.

A partir de março, a prefeitura vai distribuir repelentes para as 1.320 gestantes acompanhadas pelas unidades básicas de saúde. Além disso, um ambulatório foi criado na unidade de saúde Iguaçu para assistir mulheres grávidas diagnosticadas com a doença. Essas pacientes serão atendidas por uma profissional específica.

“Essa notícia é muito triste. Vamos redobrar os cuidados e o acompanhamento de todas as gestantes atendidas pelo município. A população precisa entender que a responsabilidade pela proliferação do mosquito é de todos. Não podemos deixar água parada, não podemos deixar o mosquito nascer”, diz a secretária Carmem Inocente.

Dengue

A secretaria de Saúde ainda divulgou boletim do número de casos de dengue e febre chikungunya. Em uma semana a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em Maringá cresceu 68%.

O número de infectados passou de 91 para 159, e há 1526 notificações. Quanto a febre chikungunya, há três casos confirmados.

Fonte:

Deixe seu comentário