Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Influenza 2013: campanha nacional começa em abril

Publicado em 20/03/2013 às 01:00

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2013 será iniciada em todo o Brasil no dia 15 de abril. Até o dia 26 de abril o público-alvo da campanha deverá procurar uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe comum. Hoje 20 de abril é considerado o Dia D da mobilização. Nessa data - um sábado – as unidades de saúde (básicas e da família) atenderão das 8 às 17 horas.

Público-alvo

Por indicação do Ministério da Saúde, podem receber a vacina pessoas a partir dos 60 anos; crianças de seis meses completos a dois anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional - devendo comprovar essa situação com o Cartão de Pré Natal ou exame; mulheres que deram à luz (até o 45º dia pós-parto, devendo também comprovar a situação com a Certidão de Nascimento do bebê; povos indígenas - sendo a vacinação indiscriminada a partir de seis meses de idade; trabalhadores da área da saúde que atendam pessoas com suspeita de gripe - inclusive trabalhadores nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras.

Também incluem o público-alvo pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, sendo que a apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidade, durante a campanha. A listagem será disponibilizada em todas as unidades de saúde.

Orientações

A Secretaria de Saúde lembra que - a exemplo de anos anteriores - de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que devem ser adiadas as doações de sangue por 48 horas após o recebimento da vacina contra a influenza ou que doem sangue antes de ser imunizado, caso estejam contemplados nos critérios para vacinação do Ministério da Saúde. 

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário