Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Jovem de Umuarama sofre com doença rara e faz campanha para doação de córneas

Publicado em 25/11/2015 às 22:31

Aos 20 anos Eslane Santana descobriu uma doença rara, a Ceratocone, que atinge especificamente a visão. O formato e a espessura da córnea mudam provocando uma visão distorcida das imagens. A evolução da doença é quase sempre progressiva, resultando em baixa visão. 

Os principais sintomas são: visão borrada e distorcida, dores de cabeça, fotofobia (aversão à luz) e coceira. O diagnóstico definitivo é possível somente por meio de exames específicos, como a tomografia e a topografia da córnea. O tratamento é de acordo com cada caso, alguns chegam a estacionar e não progredir, para outros a progressão da doença é constante. 

O tratamento é variado, entre os métodos estão óculos, lentes de contato, anel corneano e transplante.  A jovem Eslane de 22 anos usava lentes há quase dois anos, quando a pouco tempo os olhos começaram a rejeitar. 

Hoje o tratamento ideal seria a tentativa do transplante de córnea, mesmo não sendo garantida a cura, esta seria a chance da jovem em ter qualidade de vida. 

A jovem faz um desabafo sobre a conscientização da doação de córnea.  “Hoje parei pra analisar os últimos acontecimentos da minha vida, e só tenho a dizer ‘Senhor não ta fácil’, os últimos dias estão sendo críticos. Nem todos sabem que tenho ceratocone, uma doença degenerativa que afeta os olhos, mas precisamente as córneas, no Brasil aproximadamente 20℅ da população sofrem desse mal.

Eu sou uma delas, uso lentes há três anos, mas agora estou sofrendo para continuar usando, minha retina está exausta e começou a rejeitar o uso. Diante de um problema como esse, todo o resto da minha vida se tornou tão pequeno, e cada dia que passa vai limitando ainda mais minhas atividades incluindo as comuns, como ler, ver TV, escrever. Sei que muita gente sofre do mesmo mal, por isso eu peço, vamos incentivar a doação de córneas também, por que assim como eu, milhares de pessoas também estão precisando.”

O apelo é sincero de alguém que sofre e precisa da conscientização da população, por isso incentive e converse com seus amigos e familiares sobre doação de órgãos e de córneas. 

Fonte:

Deixe seu comentário