Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

SONHO

Mãe mais velha do Paraná: mulher dá a luz aos 61 anos

Antes da gravidez, Ana ficou seis anos na fila de adoção.

Publicado em 01/11/2019 às 01:24

(Foto: Acervo Pessoal)

A técnica de enfermagem, Ana Maria Pontello Moreira, conseguiu realizar o sonho de ser mãe aos 61 anos de idade. Moradora de Londrina, na região norte, ela é a mãe mais velha do Paraná. O pequeno Ian nasceu na última quarta-feira (30). 

Antes da gravidez, Ana ficou seis anos na fila de adoção, como contou em entrevista a Rádio CBN. “Com eu estudava muito, resolvi entrar para fila de adoção em 2013, mas é uma burocracia muito grande”, disse.

Como não conseguiu adotar um recém-nascido, ela decidiu procurar ajuda médica para fertilização in vitro. “O Conselho Federal de Medicina não permitia que mulheres acima de 50 anos fizessem a fertilização in vitro. Mas aí no final de 2015 deram a autorização desde que o médico assistente fizesse uma bateria de exames e que não tivesse problemas de saúde mais complicados”, contou.

No total, foram cinco anos de tratamento para engravidar. Até que, depois de várias tentativas, teve o resultado positivo. “Foi uma emoção muito grande”, relatou Ana.

Os procedimentos custaram cerca de R$ 50 mil e foram feitos em uma clínica particular em São Paulo. Com uma gravidez considerada de risco, pela idade, Ana teve acompanhamento médico do início ao fim.

Ian nasceu de cesariana com 39 semanas. O pequeno tem 47,5 centímetros e 3,4 quilos. Saudável, o bebê deve ir para casa nos próximos dias

Fonte:

Deixe seu comentário