Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Médicos cubanos abandonam locais de trabalho em Paranavaí

Publicado em 19/01/2017 às 07:13

Paranavaí - Três médicos cubanos deixaram de ir trabalhar em Paranavaí, no noroeste do Paraná. Segundo a Secretaria de Saúde do município, os médicos saíram da cidade para resolver problemas pessoais e não devem retornar ao trabalho. Todos eram contratados pelo programa Mais Médicos, do governo federal.

Em um dos casos, o casal Oniel Pérez e Lianet Lantígua foram liberados para irem à São Paulo, onde tentariam um visto permanente para continuar morando no Brasil. O contrato deles se encerraria em março deste ano e, pelas regras do Mais Médicos, eles teriam que voltar para Cuba, assim que terminasse o vínculo com o governo.

"Nós liberamos eles para fazer essa documentação. Quando chegou ontem (dia 17), que eles deveriam voltar para o trabalho - e nós percebemos que eles não haviam voltado - nós ficamos preocupados, tentamos contato e não conseguimos. Então, um casal de médicos que trabalhava com eles e tinha um contato maior, disse que eles não voltariam mais, que eles haviam fugido", conta a secretária da Saúde, Andréia Villar.

Uma situação semelhante aconteceu com a médica Liliane Maria, que atuava na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Operária. Ela disse que iria ao Equador para resolver problemas pessoais. Porém, diferente do casal, ela avisou que não retornaria mais ao trabalho.

Na Unidade Básica Rural, onde Oniel trabalhava, não há mais médicos. Ele era o único que atendia no local. Os pacientes lamentam a desistência do médico. "Uma pessoa bem boa, humana, que conversava com a gente, dava atenção. A atenção que muitos médicos não davam, eu sentia nele", conta a paciente Maria Teodoro.

O mesmo ocorre na Unidade Básica de Saúde do Jardim Morumbi, onde Lianet atuava. A paciente Marinalva Barbosa de Sousa faz elogios ao trabalho da médica. "Era uma excelente médica, sempre foi atenciosa com todos que procuravam, não só aqui, mas em qualquer outro lugar que a encontrava. Acho que foi uma das melhores médicas que já teve nesse postinho", diz.

Segundo a secretária de Saúde, os pacientes de Oniel devem ser remanejados para a Unidade de Saúde do bairro Jaraguá, até que um novo profissional seja contratado. No caso dos outros médicos, as consultas devem ser remanejadas com o outro profissionais que atuam nos respectivos locais. "Mesmo perdendo esses médicos, nós temos outro fazendo o atendimento. É claro que nós não vamos conseguir atender a mesma demanda que nós atendíamos antes, mas os pacientes não vão ficar sem atendimento", diz.

O Ministério da Saúde disse em nota que foi informado nesta quarta-feira (18) sobre o problema. Segundo a pasta, as vagas dos três médicos vão continuar disponíveis para a prefeitura de Paranavaí e devem ser repostas o mais breve possível.

Fonte:

Deixe seu comentário