Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

PREOCUPANTE

Número de suicídios neste ano já está próximo do registrado em 2017 na região

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano

Publicado em 13/09/2018 às 05:28

(Foto: Foto: Divulgação)

Este mês marca a luta contra um problema de saúde mundial considerado grave: o suicídio. Por vários anos evitava-se falar sobre isso. Era um assunto rodeado de tabus, o que não permitia enxergar quem estava mais vulnerável. 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Desse número, aproximadamente 65 mil casos acontecem anualmente em todo o continente americano.

Mortes em Umuarama e região

No Brasil, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Em Umuarama e região, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML), até o momento 20 pessoas morreram por suicídio, e o número maior é de homens: 16. A estatística é bem próximo da registrada em todo o último ano, em que 22 pessoas morreram pela mesma causa, e mais uma vez, os homens lideram o triste índice com 19 mortes.Vale ressaltar que o IML atende Umuarama e outros 40 municípios.

Causas

As causas mais comuns são em decorrência de transtornos mentais, como esquizofrenia e bipolaridade, bem como dependência química, alcoolismo e depressão. Para a psiquiatra Ana Carolina Chaves Alucio, ter pensamentos de morte como única saída frente a algumas situações de dor ou impotência extrema, é comum ao ser humano, mas definir se o fará ou não, envolve uma série de fatores biológicos, emocionais, culturais, filosóficos e religiosos. 

Doença mental

“É difícil definir o que leva uma pessoa a se matar. Acredito que não haja uma única causa, mas um conjunto de fatores que leva o indivíduo ao ato. Estudos sugerem que 90% das vítimas de suicídio tinham alguma doença mental, o que pode não ser determinante, mas expõe a pessoa a uma vulnerabilidade maior ao ato”, conta Ana Carolina.

Sinais

Segundo a psiquiatra, existem alguns sinais que podemos observar quando o indivíduo está com intenção suicida. "A maioria das pessoas, antes de tentar tirar a própria vida, fala sobre isso com alguém e tem mudanças repentinas de hábitos e humor. Apesar de as mulheres tentarem mais o suicídio que os homens, são eles os que, majoritariamente, chegam às vias de fatos, pois utilizam meios mais agressivos e letais”, afirma Alucio.

Tentativas

“Estima-se que 50% das pessoas que suicidaram já haviam tentado anteriormente. Essa é uma questão de saúde pública grave. Demonstra o maior grau do sofrimento humano. É importante, cada vez mais, falarmos sobre esse tema, levarmos informação e, principalmente, solidariedade às pessoas”, finaliza a médica.

Fonte:

Deixe seu comentário