Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

METODOLOGIAS

Números do município destoam dos apresentados pelo Estado; entenda

Secretaria Municipal de Saúde registra pacientes que buscam atendimento pelo SUS e Sesa inclui casos com entrada através de planos de saúde e particulares

Publicado em 27/03/2020 às 07:20

Para Pozzobom, a boa notícia é que Umuarama ainda não registrou o contágio da Covid-19 (Foto: Divulgação)


Apesar da diferença entre os números da Secretaria Municipal de Saúde – que registra pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que faz um registro global – incluindo os casos com entrada através de planos de saúde e particulares –, Umuarama continua sem nenhum caso confirmado de coronavírus desde o início da pandemia até a tarde desta quinta-feira, 26. 

Nas contas do município são 40 notificações, com seis casos já descartados e 34 suspeitos em acompanhamento. Já pelo Estado são 55 suspeitas e dois descartados. “Nas duas contagens, a boa notícia é que nossa cidade ainda não registrou o contágio da Covid-19, o que podemos atribuir à eficácia das medidas que adotamos desde a semana passada”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom. 

A Secretaria Municipal de Saúde começou a prestar as primeiras orientações no último dia 16, quando foram registrados os primeiros casos suspeitos na cidade. Grandes eventos – como a Expo Umuarama 2020 –, cursos, palestras e aulas na rede pública e privada de ensino foram suspensos ou cancelados. 

O município preparou os primeiros decretos no último dia 19, determinando situação de emergência e o fechamento do comércio (063/2020), suspendendo as atividades escolares na rede municipal (064/2020) e definindo medidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da epidemia (065/2020). 

Outros decretos reforçaram as ações e definiram punições para quem desrespeitasse as normas – como multa de até R$ 5 mil, cassação de alvará de funcionamento e até o fechamento do estabelecimento. 

“Precisamos enrijecer as medidas quando notamos que uma parcela da população não estava levando a prevenção a sério e chegamos ao ponto de fechar supermercados. Mas a cada dia, com a evolução do quadro, estamos readequando as medidas e estudando ações que tragam maior alcance social e menor impacto econômico”, justificou o prefeito. 

O fechamento do comércio foi estendido até o próximo dia 30 e os próximos passos do município para combater o coronavírus estão sendo avaliados e discutidos diariamente com a equipe administrativa, a Secretaria Municipal de Saúde, a comissão de acompanhamento da situação, o Ministério Público, especialistas e lideranças da comunidade. 

“O que nós buscamos é proteger o bem maior da população, que é a vida, as pessoas. Obtivemos sucesso até agora, pois a maioria dos umuaramenses acatou as nossas recomendações e tem ficado em casa neste que é o período mais crítico para o contágio, segundo as autoridades sanitárias”, avaliou. 

O prefeito elogiou o empenho e parabenizou os profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais servidores e funcionários da rede hospitalar pela atuação diante da pandemia, bem como trabalhadores dos setores essenciais – que não podem parar. “São guerreiros que colocam a saúde em risco para atender a coletividade, salvar vidas e manter um mínimo de segurança à população. Merecem todo o nosso reconhecimento”, acrescentou. 

Todo este cenário terá impactos econômicos e a insegurança ainda persiste na mente das pessoas, mas a situação é temporária. “Assim que tivermos mais segurança, atualizaremos os procedimentos e aos poucos a vida retornará ao normal. Mas não podemos relaxar nos cuidados pessoais com o coronavírus, na limpeza das mãos, evitar aglomerações e contato com muitas pessoas, e devemos voltar nossa atenção especialmente para os mais idosos, que merecem todo o cuidado”, completou Pozzobom.


Fonte:

Deixe seu comentário