Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

O que é Pré-Diabetes, e por que tem que ser tratado?

Publicado em 21/05/2013 às 08:23

O Pré - Diabetes atualmente é considerado uma doença, e não somente uma alteração da glicemia (açúcar no sangue), como se pensava antes. É uma situação onde o organismo, apesar de ainda não ter o Diabetes propriamente dito, já apresenta alterações no organismo em relação ao metabolismo do açúcar . Alterações em nível celular e molecular que já podem causar problemas como se já houvesse o Diabetes.

O diagnóstico é feito quando a glicemia de jejum fica entre 100 e 125. Após essa glicemia nesses valores, pede-se um exame chamado Teste Oral de Tolerância a Glicose (TOTG). Dependendo do resultado desse exame (TOTG) o Pré - Diabetes se divide em 2 tipos: glicemia de jejum alterada e tolerância diminuída a glicose. Mas o tratamento a grosso modo é o mesmo para ambos! Outra possibilidade de diagnóstico de Pré-Diabetes é fazer um exame de sangue chamado hemoglobina glicada , onde valores de 5,6 a 6,4 dão o diagnóstico também.

O tratamento tem de ser feito. Este se constitui basicamente de: dieta, atividade física e medicação oral para Diabetes. Além disso, tem de ser feitos exames de acompanhamento periódicos como se fosse Diabetes. Tem de ser avaliado se já não está atacando rins, olhos etc.

De posse dessas informações, percebemos que o Pré- Diabetes não é só um estágio que vem antes do Diabetes, e sim uma doença em si e que precisa ser tratada e acompanhada. Quem tem história na família de Diabetes, obesidade, sobrepeso, obesidade abdominal ou já teve exame de glicemia de jejum acima de 99, procure seu médico ou um Endocrinologista para melhor avaliação de seu caso.

Fonte:

Deixe seu comentário