Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Paraná bate recorde de doação efetiva de órgãos

Publicado em 29/05/2017 às 06:37

Paraná registrou recorde no número de doações efetivas de órgãos em abril deste ano. De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes (CET), foram 47 doações. O recorde anterior era de agosto de 2016, quando foram realizadas 45 doações.

Nos quatro primeiros meses deste ano, ocorreram 149 doações de órgãos no Paraná. O que, de acordo com a Secretaria de Saúde, coloca o Paraná na condição de segundo estado com maior número de doações efetivas do país.

Todas as doações são feitas por intermédio da CET, que é a responsável tanto por conversar com as famílias de possíveis doadores como por gerenciar e coordenar a fila de quem espera por um transplante.

 

A doação

 

A doação de órgãos e tecidos só pode ser com autorização da família do paciente. Os profissionais da área orientam a que as famílias conversem sobre o assunto para saber a intenção de cada um em doar.

Existe a possibilidade de doações entre parentes vivos. Neste caso é realizada uma série de exames médicos. Já doações entre não parentes depende de autorização judicial.

Fonte:

Deixe seu comentário