Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

NOTÍCIA

Paraná deve antecipar para 2019 fim da vacinação contra a febre aftosa

Retirada da vacina estava prevista para 2021; segundo o Mapa, atualmente o estado tem rebanho de 9,5 milhões de bovinos.

Publicado em 09/10/2018 às 07:16

Caso o ministério aceite as correções providenciadas, o estado será autorizado a começar a retirada da vacinação, em sete meses, juntamente com o Acre, Rondônia, parte do Amazonas e de Mato Grosso — Foto: Reprodução/RPC

O Paraná deve antecipar de 2021 para maio de 2019 a retirada da vacinação contra a febre aftosa, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a pasta, atualmente o Paraná tem rebanho de 9,5 milhões de bovinos.

Para isso, conforme o Mapa, o estado precisa resolver "pequenas inconformidades verificadas", como a necessidade de melhorias em postos fiscais.

O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques, disse que o ministério enviará, ainda em outubro, o relatório das inconformidades encontradas em duas auditorias feitas neste ano para autoridades sanitárias do estado.

Caso o ministério aceite as correções providenciadas, o estado será autorizado a começar a retirada da vacinação, em sete meses, juntamente com o Acre, Rondônia, parte do Amazonas e de Mato Grosso.

Em relação ao Paraná, o ministério diz considerar possível a antecipação. O Mapa cobra também a estruturação dos postos fixos de entrada e saída de animais nas divisas do estado, bem como o controle de trânsito para garantir que os animais, produtos e subprodutos estão sendo fiscalizados.

Fonte:

Deixe seu comentário