Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Paraná terá 2,8 milhões de doses de vacina contra a gripe em 2013

Publicado em 28/02/2013 às 07:33

O Paraná vai receber 2,8 milhões doses de vacina contra a gripe para a campanha nacional de 2013. São 900 mil a mais do que em 2012, quando o Estado teve 1,9 milhão de doses. Os dados foram confirmados em uma reunião entre os secretários de saúde dos três estados do sul do Brasil e Ministério da Saúde, ocorrida na terça-feira (26). Além disso, houve a confirmação de que a ação será antecipada.

Em 2012, Santa Catarina (SC) teve 1,5 milhão de doses e para o Rio Grande do Sul (RS), foram 1,9 milhão. Para 2013, no total, os três estados serão contemplados com 7,7 milhões de doses - 3,1 milhões para o RS e 1,8 milhão para SC. O estado gaúcho receberá mais doses porque tem mais idosos e doentes crônicos cadastrados em seus serviços.

"Esse aumento no número de doses possibilitará vacinar outros grupos, além dos tradicionais nas campanhas anuais (crianças até 2 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e idosos). O ministério definirá quais serão, mas adiantou que entre eles deverão estar os portadores de determinadas doenças crônicas e as puérperas", informa o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Outra reivindicação atendida foi a antecipação da campanha em pelo menos 20 dias, o início será em 15 de abril. Em 2012, a campanha começou em 5 de maio.

Segundo o secretário Michele Caputo Neto, o Ministério da Saúde acatou os argumentos técnicos de que a Região Sul é mais vulnerável às doenças respiratórias agudas, como a gripe. "Temos taxas mais elevadas de internamentos hospitalares e índices de mortalidade maiores em relação à gripe do que qualquer outra região do Brasil", diz.

Outros temas relacionados ao controle da doença foram discutidos, como a garantia de abastecimento do medicamento antiviral, uma campanha de informação aos profissionais de saúde sobre o tratamento dos doentes e à população em geral sobre os grupos prioritários para a vacinação e os cuidados para prevenção da doença.

Fonte:

Deixe seu comentário