Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Pet Shop Empório Animal destaca a importância da vacinação de seu pet

Publicado em 30/11/2015 às 06:57

Importância da vacinação para seu pet mante-lo com a carteirinha de vacinação em dia é uma alternativa importante para o controle e erradicação das principais doenças dos cães e gatos.

Para ser vacinado, seu bichinho deve passar por uma avaliação feita por um médico veterinário, para verificar se está saudável e apto a receber a vacina, pois quaisquer problemas, como diarreia, febre, infecções, vermes, pulgas e carrapatos, têm de ser tratados antes da vacinação.

Os animais devem ser vacinados desde pequenos (45 a 60 dias de vida), para criar anticorpos contra vírus e bactérias que causam doenças graves e fatais, como a cinomose, enfermidade viral com sintomas gastrointestinais, respiratórios, cutâneos e neurológicos. Filhotes recebem inicialmente três doses de vacina com intervalos de 30 dias. Na última dose recebem a antirrábica, e após os quatro meses de idade recebem um reforço anual.

Além das vacinas prioritárias, pode ser necessário algumas vacinas específicas, dependendo do histórico do animal e da região em que ele habita. As principais vacinas específicas são contra giárdia (causada por parasita no intestino), a tosse dos canis (infecção respiratória aguda) e a leishmaniose visceral (doença grave transmitida pela picada do mosquito-palha).

As vacinas caninas protegem contra as doenças: cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose, além de influenza e adenovírus que afetam o sistema respiratório.

Também os felinos devem ser vacinados, recebendo inicialmente três doses da vacina polivalente, que protege contra a panleucopenia, calicivirose, rinotraqueíte, clamidiose e leucemia viral felina. Além de todas essas doenças, os gatos também devem ser imunizados contra a raiva, e fazer reforço anual. Paulo Victor Buck Mello Médico veterinário CRMV-PR 13018 Pet Shop Empório Animal Rua João de Resende 614.

Fonte:

Deixe seu comentário