Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Saúde confirma 25 casos de zika vírus no Paraná; dois são de colorado

Publicado em 11/02/2016 às 05:36

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 25 casos de zika vírus no Paraná. O município de Colorado, na região noroeste, tem duas confirmações.

Dos 25 casos, 11 são importados e três são autóctones – contraídos no próprio município. Dois casos são de Colorado, e um de Londrina, no norte do Estado. Os outros 11 casos estão em investigação para determinar a origem da doença, se importada ou autóctone.

“A partir da confirmação dos novos casos de zika no Paraná, o Estado amplia a investigação para determinar se há registros de infecção em gestantes, qual a procedência dessas pessoas e se há necessidade de monitoramento pelas equipes de saúde”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide Oliveira.

A Secretaria Estadual de Saúde atribui o aumento das confirmações aos novos testes utilizados desde o início deste mês pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-Pr).

“O exame que faz o diagnóstico simultâneo dos três vírus – dengue, zika e chikungunya – é pioneiro no Brasil. Essa nova tecnologia agilizou o tempo para confirmação dos resultados e ampliou a capacidade de análise do Lacen de 60 para 1400 testes semanais”, diz o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. Até esta quarta-feira, foram realizados 980 testes de dengue, zika e chikungunya com a tecnologia Multiplex.

CHIKUNGUNYA

O Paraná tem 11 casos confirmados de chikungunya. Apenas um é autóctone e contraído em Mandaguari.

DENGUE

Os casos confirmados de dengue no Paraná subiram para 4.806 – dos quais 586 importados. Em 182 municípios já foram confirmados casos da doença. O número de cidades em epidemia também aumentou, passando de 11 para 14.

As cidades de Santa Terezinha de Itaipu, Tapira e Rolândia estão em situação epidêmica, assim como Rancho Alegre, Munhoz de Mello, Assaí, Paranaguá, Santo Antônio do Paraíso, Cambará, Santa Isabel do Ivaí, Itambaracá, Nova Aliança do Ivaí, Mamborê e Guaraci.

MORTES

A Secretaria da Saúde confirmou uma nova morte por dengue, ocorrida em Curitiba. O cidadão de 65 anos havia viajado para o Paraguai.

O atual período epidemiológico já totaliza seis mortes por dengue no Estado – quatro em Paranaguá e uma em Foz do Iguaçu. Outros nove casos ainda estão em investigação.

Fonte:

Deixe seu comentário