Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Saúde confirma morte por Gripe H1N1 em Cianorte

Publicado em 17/07/2013 às 06:49

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta semana um novo boletim sobre a situação da gripe em todo Paraná. Mais oito mortes foram confirmadas, entre elas uma em Cianorte. Os óbitos ocorreram entre os dias 11 e 29 de junho e segundo a publicação, das novas mortes, seis tinham doenças crônicas que contribuíram para o agravamento do quadro clínico dos pacientes. As outras mortes foram confirmadas em Santana do Itararé (2), Campo Mourão, Marialva, Curitiba, Piraí do Sul e Guarapuava.

De acordo com os prontuários dos pacientes, seis procuraram atendimento médico tardiamente, ou seja, pelo menos três dias após o início dos sintomas. A orientação da secretaria é que o tratamento seja iniciado preferencialmente nas primeiras 48 horas, visto que o medicamento antiviral (Oseltamivir) é mais eficaz neste período.

O boletim mostra ainda que neste ano já foram registradas 800 amostras positivas para gripe. A maioria diz respeito ao vírus Influenza A H1N1 (376), seguido pelo vírus Influenza B (292) e pelo Influenza A H3N2 (130). Outras duas amostras foram pelo vírus Influenza A, mas sem distinção do subtipo viral.

Na 13ª Regional de Saúde são 38 casos confirmados no total, dos quais, 28 são de H1N1. Em Cianorte são cinco casos de H1N1 e três da Influenza A H3N2, em Cidade Gaúcha foram confirmados oito H1N1 e cinco da Influenza B. Em Indianópolis há registro de apenas um caso da H1N1, em Japurá são dois e em Rondon, 12. Já a Influenza B também foi registrada em Japurá e Rondon.

CUIDADOS

Estudos mostram que a gripe se manifesta de maneira diferente em cada pessoa e que isso varia de acordo com aspectos que influenciam no grau de imunidade do indivíduo.

A gripe, assim como outros vírus respiratórios, é transmitida através de pequenas gotículas de aerosol expelidas por uma pessoa doente. Isso ocorre durante a fala, a tosse ou o espirro. Por ser um microorganismo leve, o vírus Influenza circula pelo ar e pode ficar por um bom tempo fixado em mesas, maçanetas e outros locais.

Os principais sintomas da gripe são: febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, 
falta de ar, cansaço e calafrio.

Fonte:

Deixe seu comentário