Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Secretaria da Saúde divulga novo boletim da gripe

Publicado em 30/07/2013 às 00:40

A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira (29) o oitavo boletim informativo sobre a situação da gripe no Paraná. Somente neste ano já foram confirmados 1.069 casos da doença em todo o Estado, sendo que a maioria (479) foi causada pelo vírus Influenza A H1N1.

No boletim desta segunda-feira a Secretaria contabiliza mais seis mortes causadas pela gripe no Paraná. Com isso, sobe para 44 o número total de óbitos desde o início do ano.

As novas mortes foram registradas entre os dias 11 e 21 de julho nos municípios de Curitiba, Grandes Rios, Umuarama, Terra Boa, Colorado e Cascavel.

Os dados fazem parte do monitoramento realizado pelo Governo do Estado para acompanhar o comportamento dos vírus respiratórios circulantes no Paraná. De acordo com série histórica da secretaria, o H1N1 é o vírus da gripe que mais circula desde 2009, ano da pandemia mundial.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que isso ocorre porque todas as pessoas estavam susceptíveis a esse subtipo viral. “Quando a pessoa tem contato com um determinado tipo de vírus, ela adquire imunidade a ele. Contudo, o Influenza pode sofrer mutação ao longo do tempo e por isso é necessário a vacinação todos os anos para garantir proteção”, destaca.

Outra forma de se proteger da gripe é manter hábitos saudáveis durante o dia a dia. Medidas simples como lavar as mãos, manter ambientes bem arejados e evitar o contato com pessoas com suspeita de gripe são algumas das recomendações da médica e coordenadora do Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-PR), Mirian Woiski.

“São precauções que devem ser incorporadas ao cotidiano de todas as pessoas, independente da estação do ano. Como no inverno a tendência é que as pessoas fechem os ambientes por causa do frio, o risco de contágio é maior e essas medidas devem ser reforçadas”, explica a médica.

Veja algumas orientações para se proteger da gripe:

- Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

- Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

- Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

- Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

- Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

- Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

- Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

- Mantenha seu ambiente de trabalho sempre bem higienizado.

Fonte:

Deixe seu comentário