Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Surto de Dengue em Moreira Sales e Terra Boa

Publicado em 22/04/2014 às 06:14

A 11ª Regional de Saúde desenvolveu na última semana, ações emergenciais de controle à dengue em dois municípios da região: Moreira Sales e Terra Boa. Na primeira, o número de casos e a proximidade com Cianorte (que está com confirmações que colocam a dengue como 'incontrolável' no município) foram o que motivou o início de três ciclos de aplicação de inseticidas. Na última, o problema foi a descoberta de oito casos em menos de duas semanas.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância da 11ª Regional de Saúde, Elizabeth Mitiko Konno de Lozada, o último levantamento de índice de infestação apontou percentuais altos em todas as cidades. “Espera-se que em breve os ovos e a pulpa entrem em latência. Esse é o momento de evitar a propagação e remover todos os criadouros”, coloca.

Em Moreira Sales, já são 21 casos confirmados – ainda não é considerado epidemia, mas no distrito de Malu, já se fala em níveis epidêmicos. “Em Terra Boa intensificamos o combate porque foi muito rápido e precisamos evitar que isso se espalhe. Temos confirmações em outras cidades também, mas estas duas inspiraram mais cuidado”, coloca.

Fonte:

Deixe seu comentário