Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Zeca cobra melhorias para hospitais de pequeno porte no PR

Publicado em 05/11/2013 às 07:12

O deputado federal Zeca Dirceu esteve reunido com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Guimarães, na última semana. Na pauta, a aquisição de equipamentos hospitalares e o custeio para municípios que prestam serviços de urgência e emergência regionalizada, mas não foram contemplados com a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais neste ano. O parlamentar destacou a necessidade de hospitais de pequeno porte em diversas cidades do estado.

“Muitos municípios do Paraná não tem uma UPA, e os pacientes precisam se deslocar para outras cidades maiores para serem atendidos. E muitas cidades ainda necessitam de mais recursos para melhorar o atendimento, pois em função da grande demanda estão com o orçamento extrapolando o teto. Nestes casos estão municípios como Cruzeiro do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Terra Boa, Paiçandu e Barbosa Ferraz, cujos hospitais possuem menos de 50 leitos e por isso são considerados hospitais de pequeno porte,” defendeu o parlamentar.

O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, apontou que o ministério já está buscando soluções para esses problemas. “Realmente as necessidades são grandes, mas não temos como atender tudo de uma vez, por isso estamos estudando estratégias para ajudar  todos os municípios que não tem UPA mas tem um hospital,”, disse o secretário. Helvécio informou que a partir de janeiro uma equipe estará visitando os municípios do Paraná para avaliar cada caso. “Isto será um grande avanço e aliviará muitos municípios que estão com dificuldades”, disse Zeca Dirceu.

Fonte:

Deixe seu comentário