Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

6 QUILOS

Batata-doce 'gigante' é colhida em horta comunitária da região

O vegetal, que pesou aproximadamente 6kg, foi plantado há cerca de seis meses e tratado somente com adubos naturais.

Publicado em 23/02/2023 às 17:24

Essa foi a primeira vez que a responsável pela colheu uma batata-doce tão grande. (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A umuaramense Vandete Elias dos Santos, de 55 anos, colheu uma batata-doce gigante, que pesa seis quilos, em uma horta comunitária no Jardim São Cristóvão. O vegetal foi plantado há cerca de seis meses e tratado somente com adubos naturais.

A moradora do Jardim São Cristóvão cultiva batatas no local há cerca de um ano e, em média, os vegetais pesam no máximo 500 gramas. Essa foi a primeira vez que Vandete colheu uma batata-doce tão grande. “Eu quase desmaiei quando vi, fiquei impressionada”, disse.

Além da batata-doce de seis quilos, Vandete também colheu na mesma ocasião outro vegetal que pesava quatro quilos. A raiz foi tão grande que ela precisou da ajuda do marido para retirar as batatas gigantes do solo.

Apaixonada pela horta comunitária, Vandete também planta pepino, abobrinha, cebolinha, pimentão e mandioca no local. Parte da produção é para consumo próprio, o restante ela distribui para a família e vende para alguns vizinhos do bairro.

A horta

A horta comunitária surgiu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, a Copel e moradores do Jardim São Cristóvão, mas posteriormente também ganhou o apoio da CAJ (Consultoria Agropecuária Júnior) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No local, os moradores plantam verduras, legumes, tubérculos e temperos.

O objetivo é aproveitar as áreas públicas sem uso e espaços sob linhas de transmissão de energia para a produção de hortaliças, destinadas ao consumo das famílias e à venda, caso haja excedentes.

Fonte:

Deixe seu comentário