Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

AGROPECUÁRIA

Dia Nacional do Extensionista Rural

No Brasil existem mais de 5 mil unidades de atendimento, sendo que 1.474 destas (28%) estão situados nos estados da região Nordeste

Publicado em 06/12/2023 às 13:21

(Foto: Ilustrativa )

Nesta terça-feira, 06 de Dezembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural. A data foi instituída em 1948 pelo Governo Federal, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho essencial do agente que trabalha com o objetivo de desenvolver o setor rural. As atividades contínuas desses profissionais ajudam no fortalecimento agrícola, assim como celebrar a relevância do setor para o país.

A extensão rural tem o intuito de garantir a qualidade da produção, gerando emprego, renda, melhora da qualidade de vida no campo e, consequentemente, implicando resultados positivos nas regiões de todo o país. Além disso, o extensionista está sempre próximo ao agricultor e a agricultura familiar, apoiando, socializando saberes, inovações tecnológicas e políticas públicas, para melhorar a qualidade do trabalho e abrir novas oportunidades de mercados para a comercialização dos produtos. Os extensionistas ainda fazem o trabalho de auxiliar os agricultores a terem uma produção sustentável sob os aspectos econômicos, ambientais e sociais.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), no Brasil existem mais de 5 mil unidades de atendimento, sendo que 1.474 destas (28%) estão situadas nos estados da região Nordeste. Essas unidades atendem cerca de 2 milhões de proprietários rurais em todo o país e 12.766 de extensionistas, sendo 5.414 de nível médio e 7.352 de nível superior.

Nesse contexto, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas realiza um importante trabalho para que o desenvolvimento chegue ao homem do campo de forma abrangente. Prova disso, é a implantação de novas tecnologias aos perímetros irrigados do DNOCS, proporcionando assim qualidade de trabalho e de vida ao homem do campo. O perímetro irrigado de Tabuleiros de Russas, por exemplo, conta com uma alta tecnologia para facilitar a vida dos produtores. “O DNOCS faz isso muito bem nos seus perímetros irrigados, pois isso ajuda na renda e na segurança dos alimentos. Existem perímetros, como o de Tabuleiros de Russas, que até fazem exportação, contribuindo na alimentação de outros países. Esse é um perímetro com grande eficiência hídrica, com o que há de melhor na irrigação, gotejamento, microaspersor e até com monitoramento simultâneo do que é aplicado na água e produtos, bem como rastreabilidade das produções”, explicou o gerente executivo do perímetro irrigado de Tabuleiros de Russas, Aridiano Belk.

O gerente executivo do perímetro irrigado de Tabuleiros de Russas ressaltou ainda que essas tecnologias são importantes para “dinamizar as economias locais, contribuindo para o aumento da produção e renda dos agricultores, além de contribuir para a segurança alimentar e o aumento de alimentos seguros”.

É plantando conhecimento junto aos trabalhadores do campo que o DNOCS colhe desenvolvimento nas regiões semiáridas. Diante disso, nesta data, o DNOCS parabeniza todos os extensionistas rurais que aceitaram a missão de melhorar a qualidade de vida do homem no campo, mudando a situação da família rural para uma nova realidade e semeando desenvolvimento a milhares de agricultores.

Fonte:

Deixe seu comentário