Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CULTURA

3 de Agosto, Dia do Capoeirista

Somente em 2014 a Capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro.

Publicado em 02/08/2018 às 23:09

Há ainda muito preconceito aos olhos de quem não conhece essa arte tão rica de cultura, por conta de seu toque e suas canções que são de origem africana. (Foto: Divulgação)

Trazida para o Brasil no tempo da escravidão, uma arte tão sofrida e tão rica ao mesmo tempo, onde negros a praticavam escondida como forma de dança, para assim enganarem os feitores para ter sua liberdade, sendo seu último recurso a luta.

Assim sendo tão marginalizada por conta de sua origem e por quem a praticava de forma inadequada a capoeira chegou a ser proibida no Brasil. E quem a executava era chamado de bandido. Mas Manoel dos Reis Machado indignado por ver a arte praticada por ele e seus antepassados sendo utilizada de forma inadequada, resolveu mostrá-la de forma que o Presidente Getúlio Vargas passou a admirá-la e a oficializou como Luta Regional Baiana.

Porém, somente em 2014 a Capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. Há ainda muito preconceito aos olhos de quem não conhece essa arte tão rica de cultura, por conta de seu toque e suas canções que são de origem africana. 

Então vamos deixar o preconceito de lado e procurar saber informações verídicas e completas. Capoeira é pra homem, menino (a) e mulher, basta abraçá-la.

Em Cruzeiro do Oeste, há aulas de capoeira para crianças de 5 a 11 anos nos dias de segunda e quarta das 18h00 as 19h30, para adolescentes de 12 a 17 anos nos dias de terça e quinta-feira das 19h30 as 20h30.

Adultos interessados em participar, entrar em contato na academia que se encontra na Avenida Lindolfo Monteiro, n° 12.

Grupo de Capoeira Ginga Paraná - Equipe Luna.

Um grande axé a todos!


Fonte:

Deixe seu comentário