Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ILUMINAÇÃO

Ordem de serviço autoriza colocação de luzes de LED em Cruzeiro do Oeste

Desta vez será contemplada a Avenida Brasil, sendo o trecho Av. Brasil entre o Ginásio de Esportes Franciscão e a Rodovia PR-323.

Publicado em 14/06/2021 às 23:03
Atualizado em

Na foto a Prefeita Helena Bertoco, o Chefe de gabinete José Carlos Gigante, a Secretária de Planejamento Eliane Correia e o Representante da empresa Anderson Cavalari. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Prefeita Helena assinou a ordem de serviço para a execução de extensão de rede elétrica para iluminação de vias públicas e canteiros centrais em LED.

Desta vez será contemplada a Avenida Brasil, sendo o trecho Av. Brasil entre o Ginásio de Esportes Franciscão e a Rodovia PR-323.

Helena Bertoco / Prefeita / Cruzeiro do Oeste

Segurança

Sabemos a importância que tem essa iluminação em LED para nossa cidade. Ela gera economia, segurança e ajuda no comércio e também no lazer da cidade.

Helena Bertoco / Prefeita / Cruzeiro do Oeste

A implantação de iluminação de led da Avenida Brasil no trecho entre o Ginásio de Esporte Franciscão e Portal de entrada da Avenida Brasil, (ACOPA) contemplará os seguintes serviços: substituição de 149 luminárias públicas existentes por luminárias em LED e instalação de 144 luminárias e 72 postes cônicos ao lado da pista de caminhada da Av. Brasil.

Trecho onde será realizado a colocação das luminárias de LED.

A intenção da gestão municipal é de atingir 100% da iluminação pública utilizando tecnologia LED, porém, esta meta será atingida gradativamente, de acordo com a disponibilidade de recursos para tal finalidade. É importante considerar que, a tecnologia LED, proporciona uma economia de energia muito grande em relação às outras tecnologias existentes na iluminação pública do município, e consequentemente, os recursos economizados podem ser aplicados na substituição de luminárias públicas e também na extensão de novos pontos de iluminação pública.

Com relação às substituições de luminárias públicas existentes por luminárias LED, a escolha dos trechos foi fundamentada devido ao fato de que a Av. Brasil é uma importante avenida do município, visto que a mesma corta a cidade inteira longitudinalmente, ligando os bairros do município e apresentando alto fluxo de pessoas e veículos circulando durante a noite, o que

É um fator importante a ser considerado, visto que a iluminação pública, somada a outras medidas de segurança, ajuda a inibir a criminalidade nestes locais.

Outro fator importante para escolha dos locais foi o consumo energético das luminárias existentes, quando comparado a outros locais, visto que nas ruas e avenida escolhidas, grande parte das luminárias existentes são antigas e possuem o consumo muito maior do que as que serão instaladas. Este fator foi considerado visando a economicidade a ser proporcionada ao município, com relação ao consumo de energia da iluminação pública.

É importante considerar também que, as lâmpadas, reatores, braços e cabeamentos retirados dos pontos existentes onde serão instaladas novas luminárias LED, serão aproveitados para manutenção dos locais que ainda não receberam a tecnologia LED, gerando assim uma economicidade maior ainda, pois o município não necessitará de realizar compras destes tipos de materiais para manutenção da iluminação pública

Para o município essa é uma obra de grande importância, já que irá promover a melhoria significativa em questão de segurança e economicidade”.

VALOR DA OBRA: R$: 970.809,75

(RECURSOS COSIP)

Empresa Vencedora: LSC INSTALAÇÕES ELÉTRICAS LTDA - EPP.


Fonte:

Deixe seu comentário