Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Apoio firme do Município fortalece a avicultura em Cruzeiro do Oeste

Publicado em 15/08/2014 às 05:11

De dez produtores com 11 aviários e capacidade para alojar perto de 170 mil aves em 2012, Cruzeiro do Oeste saltou para 16 produtores com 18 aviários e capacidade de alojamento superior a 380 mil aves. O extraordinário crescimento é resultado de um programa municipal de apoio à avicultura implantado pelo prefeito Valter Pereira da Rocha, com investimentos substanciais em terraplanagem para a instalação de novas unidades, adequação e cascalhamento das estradas de acesso às propriedades.

PRÓ-GERAR

O Programa Municipal de Geração de Emprego e Renda, o Pró-Gerar, foi criado em 2007 quando o prefeito era secretário municipal de Indústria e Comércio, estabelecendo a política de incentivo à instalação de novos empreendimentos. E em 2011 foi aprovada

uma extensão desse programa, destinada a apoiar a expansão da avicultura.

O apoio consiste em terraplanagem para construção do aviário, cascalhamento em até quatro metros no entorno do aviário; cascalhamento no acesso ao aviário e cessão de uso por dez anos, renovável por igual período, de caixa d’água metálica com capacidade para até 40 mil litros.

MATRIZEIRO                

E o crescimento da atividade ganha a partir de agora um novo impulso com o início das operações de um matrizeiro que está alojando 35 mil aves neste final de semana. O investimento é do avicultor Francismar Sanches Perandré, em parceria com a Copacol, que vai produzir, já em setembro, 25 mil ovos férteis/dia, gerando dez empregos diretos no local.

O matrizeiro, com três barracões equipados com o que há de mais moderno em termos de ambiência e climatização, fica na região do Bairro São José, com acesso a partir da Estrada Tatára, em uma propriedade de 11 alqueires, como resultado de um investimento de R$ 3 milhões. “O apoio do prefeito Valtinho foi fundamental pra gente vir pra Cruzeiro do Oeste”, diz FranscimarPerandré.

EXPANSÃO

Operador do programa, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dito Alves, diz que Cruzeiro do Oeste tem uma posição geográfica privilegiada em relação às grandes empresas e cooperativas que atuam na avicultura, além de contar com um bem montado programa de apoio à expansão da atividade.

Ainda segundo ele, é grande o número de produtores rurais que demonstram interesse e que já se mobilizam no sentindo de ingressar na atividade. “Agora no mês de setembro nós devemos realizar uma reunião com estes produtores, colocando-os em contato com as empresas do setor e apresentando aquilo em que podemos apoiá-los. A ideia é realizar uma grande reunião”, disse Dito Alves.

Visão Empreendedora

Esta semana o prefeito Valtinho visitou o matrizeiro e as obras na estrada de acesso à propriedade e comentou a expansão da avicultura em Cruzeiro do Oeste. “Um crescimento de mais de 100% em menos de três anos é bastante expressivo e a gente vai crescer ainda mais. Apoio não vai faltar”, garantiu.

Valtinho diz que os custos do apoio são vistos como investimentos, com o objetivo de ampliar a base de tributação e gerar empregos e recursos para fazer frente às crescentes demandas. “A gente investe e a atividade se desenvolve, com retorno para o Município e benefícios para toda a comunidade. Isso é o que eu chamo de uma administração pública com visão empreendedora”, afirmou.

Fonte:

Deixe seu comentário