Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CELSO POZZOBOM

Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão na residência e gabinete do prefeito

Os possíveis desvios de uma organização criminosa na área da Saúde somariam mais de R$ 19 milhões

Publicado em 05/05/2021 às 21:22

O prefeito foi alvo de busca e apreensão, que ocorreu em sua residência e no gabinete, no Paço Municipal. (Foto: Portal da Cidade de Umuarama)

Durante entrevista na manhã desta quarta-feira (5), os promotores encarregados das investigações que culminaram na Operação Metástase, confirmaram que o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC), apontou possível envolvimento com os desvios de verbas do Fundo Municipal de Saúde. Os desvios somariam mais de R$ 19 milhões. O prefeito foi alvo de busca e apreensão, que ocorreu em sua residência e no gabinete, no Paço Municipal.

A operação investiga a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica a partir de desvios na área da saúde de Umuarama, além de fraudes em licitações - direcionamento para empresas de interesse do grupo -, fraudes em contratações diretas - também mediante favorecimento a empresas ligadas ao grupo -, superfaturamentos e corrupção ativa e passiva - com depósitos em contas de investigados e de terceiros.

As investigações foram iniciadas pelo Gepatria de Umuarama, com apoio do Gaeco de Cascavel, no começo de 2020. Diante do envolvimento de suspeitos com foro privilegiado, também atuou na apuração a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. E até a publicação desta reportagem, a Secretaria Municipal de Comunicação Social não tinha se posicionado sobre o caso.



Fonte:

Deixe seu comentário