Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

DURANTE A MADRUGADA

PM usa taser para conter homem em surto psicótico

Homem de 28 anos estava bastante agitado e recusava atendimento; policiais apoiaram equipe do SAMU na contenção e encaminhamento.

Publicado em 22/09/2026 às 08:49
Atualizado em

Atendimento mobilizou PM e SAMU durante a madrugada no Parque Jabuticabeiras, em Umuarama. Homem foi contido e encaminhado à UPA para atendimento médico. (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Uma ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar e do SAMU durante a madrugada desta terça-feira (22), no Parque Jabuticabeiras, em Umuarama. Um homem de 28 anos, que apresentava um quadro de surto psicótico, precisou ser contido para receber atendimento médico.

A situação foi registrada por volta da 1h20, após uma mulher solicitar ajuda para o atendimento do sobrinho. Conforme as informações repassadas às equipes, o homem estava extremamente agitado, ofegante, com salivação intensa e comportamento imprevisível.


Ainda segundo o relato da ocorrência, ele recusava atendimento médico e não aceitava ser encaminhado para uma unidade hospitalar. Durante a situação, também teria movimentado objetos no local, aumentando a preocupação com a segurança dos familiares e profissionais envolvidos.

Diante do nível de agitação e do porte físico do homem, estimado em cerca de dois metros de altura e 120 quilos, a primeira tentativa de contenção manual não foi suficiente.

Para possibilitar o atendimento e preservar a integridade do paciente, da familiar e das equipes, os policiais utilizaram uma arma de incapacitação neuromuscular, conhecida como taser, para realizar a contenção.

Após ser imobilizado, o homem foi colocado na maca da ambulância e encaminhado à UPA de Umuarama. Dois policiais militares acompanharam o deslocamento dentro do veículo de emergência.

Na unidade de saúde, o paciente recebeu atendimento médico e os cuidados necessários diante do quadro apresentado.

Fonte: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp