Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

PARANÁ

Fake news: PR e o país não terão o inverno mais frio em 100 anos

A informação que viralizou e até preocupou muita gente foi desmentida por especialistas.

Publicado em 25/04/2018 às 22:27

O meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, afirma que trata-se de uma notícia falsa e é tecnicamente impossível afirmar que teremos o inverno mais rigoroso em cem anos. (Foto: Divulgação)

Não é verdadeira a notícia de que teremos o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos. A informação que viralizou e até preocupou muita gente foi desmentida por especialistas. 

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o prognóstico sobre o inverno 2018 ainda não foi fechado, mas a expectativa é sim de mais frio do que no ano passado, por conta de La Niña, que estará presente no decorrer do inverno deste ano. 

O meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, afirma que trata-se de uma notícia falsa e é tecnicamente impossível afirmar que teremos o inverno mais rigoso em cem anos. 

"Podemos prever que não vai chover nos próximos sete dias no Paraná, e que a frente fria deve chegar ao estado somente em 15 dias. O restante é fake news", avalia. 

Segundo ele, o outono segue com as características habituais. "Os dias começam mais frios e durante a tarde a umidade do ar fica mais baixa porque não há previsão de chuva", ressalta.

O meteorologista relata que o inverno de 2018 deve ocorrer dentro da normalidade. "Há expectativa de mais frio, mas a ação do La Niña deve ser fraca. Vamos ter, sim, frio intenso, menos chuva que em outros anos, geadas frequentes no Sul. mas nada muito fora do comum".

Fonte:

Deixe seu comentário