Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ARTE

Semana da Cultura conta com programação diversificada em Umuarama

Teatro, exposições, mostras, feiras e oficinas literárias são algumas das atrações que fazem parte do cronograma de atividades

Publicado em 09/10/2023 às 13:46

(Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A Feira Literária Capital da Amizade (Flica) teve a honra de ser aberta por um dos mais eruditos escritores de Umuarama, o professor Augusto Gaioski, que, entre outras contribuições para a literatura, é o idealizador e fundador da Academia Umuaramense de Artes e Letras (Aula).

O evento iniciou na manhã desta segunda-feira (9), com o bate-papo literário ‘A Presença do Trágico em Helena’, com Gaioski abordando tabus e tramas de um dos livros mais polêmicos de Machado de Assis.

Paralelamente à aula-debate proposta pelo professor, a trupe da Cia Schubert realiza a apresentação do musical ‘Os Saltimbancos’, baseado na obra de Chico Buarque, com roteiro e direção de Vinícius Guerra, no palco do teatro do Centro Cultural Vera Schubert. “Serão três apresentações especiais para alunos da Rede Municipal de Ensino nos dias 9, 10 e 11. Já no dia 12 teremos uma encenação aberta ao público, às 17h do 12 de outubro (quinta-feira, feriado nacional pelo Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também Dia das Crianças)”, comenta o diretor.

Ainda nesta segunda-feira, a Cia de Teatro Encena realiza a contação de história ‘A Princesa e a Ervilha’, das 13h30 às 14h, e após o espetáculo, o ator e diretor Vinícius Guerra realiza a oficina ‘O Teatro e a Literatura’, das 14h às 16h, ambos na Biblioteca Rocha Pombo. “Para encerrar a programação da segunda-feira, convidamos a todos para participar da abertura do ‘Dia das Crianças nos Distritos’, iniciando em Santa Eliza, das 17h às 20h30, na Praça São Pedro”, indica o secretário de Cultura, Vanio Pressinatte.

No Centro Cultural Vera Schubert – na avenida Rio Branco, ao lado da Prefeitura – também há um palco montado especialmente para a realização de outros trabalhos artísticos, como a exposição de sebos e livrarias da cidade, Feira dos Artesãos, exposição com curadoria geral de Edu Tadeu, Praça de Alimentação e o Sarau Linguagens, com programação e apresentações musicais diversificadas que vão até às 22h.

Na terça-feira (10), a programação oficial se repete – com Praça de Alimentação, Feira dos Artesãos, exposições e apresentações do musical ‘Os Saltimbancos’ –, com destaque para o Sarau Ações Afirmativas com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR (Instituto Federal do Paraná), das 19h30 às 22h. “Os convidados da terça na programação ‘Pluralidade’ são, das 9h às 10h30, o cartunista e escritor Marcos Vaz e a produtora cultural Anecy Oncken, com a realização de oficina de desenho e bate-papo com o tema ‘Literatura e Cartum’; depois, das 14h às 15h30 é a vez do escritor Jamil Alexandre, que aborda o tema ‘Literatura, Drogas e Família’, com realização de uma oficina literária e lançamento de seu livro na sala de reuniões da Fundação Cultural de Umuarama”, indica Rodrigo Fernandes Pereira, diretor de Ação Cultural da FCU.

Ainda na terça, os escritores Camila Turcato e Vinícius Guerra realizam, das 13h30 às 16h, a contação de história ‘A Princesa e a Ervilha’ e uma Oficina de Contação de História e Construção de Personagens’, com espetáculo de fantoches e outras técnicas. “Neste dia é a vez de Serra dos Dourados sediar as comemorações (na praça principal, das 17h às 20h), pontua Pereira.

Mais trabalhos criativos

Na quarta-feira (11) o distrito a receber as festividades é Lovat, das 17h às 20h, em frente à Escola Municipal Papa Pio XII. A equipe de produtores culturais da FCU realiza, das 9h às 10h30, a ‘Oficina de Literatura e Cinema’ na Biblioteca Rocha Pombo. “Das 13h30 às 14h a escritora Angela Russi coordena a oficina e bate-papo ‘Literatura e Infância: Criação, Crítica e Leitura’ e novamente a Cia de Teatro Encena apresenta ‘A Princesa e a Ervilha’, das 14h às 16h”, comenta Alessandro Salgado, assessor especial da FCU, complementando que o distrito a receber as festividades é Lovat, das 17h às 20h, em frente a Escola Municipal Papa Pio XII.

No Dia das Crianças (12) as ações e atividades serão concentradas no Bosque Uirapuru, com coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), das 14h às 18h. No dia 13 (sexta-feira), a Cia Encena da FCU apresenta o espetáculo teatral ‘Buuh’, às 19h30. No dia 14 (sábado) acontece a ‘Mostra de Esquetes’ a partir das 19h30, com entrada franca. “O encerramento da programação pelo Dia das Crianças será no domingo, dia 15, com a grande final do Femucam Kids (Festival de Música Capital da Amizade), a partir das 18h. Lembrando que não é necessário retirar ingressos na secretaria da Fundação”, finaliza o maestro Marco Aurélio Tavares, coordenador do evento

Fonte:

Deixe seu comentário