Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

OPERAÇÃO MODELO

Polícia Civil prende três em operação contra golpes e roubos

Ação da Polícia Civil cumpriu mandados em Umuarama e região contra investigados por roubo, golpes virtuais e furto de fiação elétrica.

Publicado em 03/07/2026 às 15:01

Operação Modelo prende três investigados por roubo, golpes virtuais e furto em Umuarama e região. (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil do Paraná deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), a “Operação Modelo”, coordenada pela 7ª Subdivisão Policial de Umuarama. A ofensiva resultou no cumprimento de mandados judiciais e na prisão de três pessoas investigadas por diferentes crimes praticados na região.

As ações foram lideradas pelo delegado Thiago Araium Pinheiro e envolveram investigações distintas, além de apoio operacional à Delegacia de Campo Mourão.

Um dos mandados teve como alvo um investigado por roubo qualificado. A prisão preventiva foi cumprida em apoio à unidade policial de Campo Mourão, reforçando o trabalho integrado entre as forças de segurança do Paraná.

Já no distrito de Carbonera, em Maria Helena, policiais cumpriram mandado de busca e apreensão relacionado a crimes de ameaça, lesão corporal e disparo de arma de fogo. Conforme as investigações, o caso teria sido motivado por conflitos familiares ligados a um relacionamento amoroso. A suspeita é de que um adolescente tenha sido agredido e alvo de disparos.

Outro foco da operação foi um esquema de estelionato praticado pelas redes sociais. Segundo a Polícia Civil, o investigado utilizava o Instagram para divulgar falsas vagas e cursos voltados à área de modelos de mechas. As vítimas realizavam pagamentos antecipados via Pix, mas depois eram bloqueadas pelo suspeito. Ao todo, foram registradas 14 ocorrências ligadas ao golpe. A Justiça determinou ainda o bloqueio do perfil utilizado e o sequestro de bens e ativos financeiros do investigado.

A operação também cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de furtar a fiação elétrica da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Umuarama. O crime causou prejuízo estimado em R$ 6 mil e afetou diretamente o atendimento de mais de cem crianças. De acordo com a polícia, o investigado já possui histórico de crimes patrimoniais e utilizava tornozeleira eletrônica.

A Polícia Civil destacou que a “Operação Modelo” reforça o combate aos crimes patrimoniais, à violência e aos golpes virtuais que têm feito novas vítimas na região.

Fonte: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste