Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

SAÚDE

6 atividades recomendadas para uma vida mais saudável

A atividade física não é só para os jovens ou para quem procura ter uma boa aparência, o esporte é para todos!

Publicado em 16/12/2023 às 10:08

(Foto: Ilustrativa )

A qualidade de vida e os hábitos saudáveis são algo que nos deve preocupar, cada vez mais. A atividade física é essencial na prevenção de algumas doenças, bem como no fortalecimento do sistema muscular, evitando lesões e aliviando dores articulares. Ajuda ainda a prevenir ou a reduzir a hipertensão e colesterol, bem como a obesidade e a diabete tipo II.

Traz ainda associados inúmeros benefícios para a saúde psicológica, tais como: aumentar a capacidade de raciocínio e memorização, resistência ao stress, melhoria da qualidade de sono e autoestima, e quando praticada em grupo reduz o isolamento.

Confira aqui algumas das atividades mais recomendadas para levar uma vida ativa e saudável:

1. Caminhadas

É a atividade física que pode começar a fazer já. Uma hora por dia é suficiente para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, melhorar a coordenação motora e dar início a uma alteração de hábitos de vida sedentários para outros mais saudáveis.

2. Natação

A natação é uma atividade com impacto reduzido nas articulações e permite uma maior amplitude de movimentos, estando indicada para tratar doenças como a artrite e osteoartrite. Trabalha ainda a circulação sanguínea e a respiração, ajudando na diminuição da falta de ar.

3. Corrida

Ao correr 30 minutos por dia, cinco dias por semana, melhora a respiração e o equilíbrio. Neste caso, o aquecimento e os alongamentos são imprescindíveis, para que os músculos estejam preparados para a atividade física e se previnam lesões.

4. Bicicleta

Não só trabalha o equilíbrio e a parte aeróbica, como fortalece os músculos das coxas, pernas e, especificamente, os glúteos. É preciso não esquecer o uso de capacete e luvas, para garantir a segurança do praticante.

5. Musculação no ginásio

Exercícios repetitivos e com pouco peso são os ideais para não danificar as articulações, mas ajudar na respiração e circulação sanguínea.

6. Ioga e Pilates

A flexibilidade e o equilíbrio são os principais benefícios destas práticas, além de que procuram igualmente a harmonia entre o aspecto físico e o mental. Ajudam no alívio das dores, fortalecem os músculos, aumentam a flexibilidade e diminuem o stress.

Fonte:

Deixe seu comentário