Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

DICA DO DIA

Como fazer nutrição no cabelo?

Venha com a gente e te mostraremos passo a passo e dicas fáceis😍😍

Publicado em 13/09/2018 às 07:05

(Foto: Foto: Ilustrativa)

Não tem jeito: cabelo bonito é sinônimo de cabelo bem cuidado! Por isso, se você quer ter fios saudáveis e cheios de vida, a dica é investir nos cuidados diários de maneira especial, que incluem alimentar-se bem e, é claro, estar sempre em dia com o seu cronograma capilar.

Falando nisso, uma das etapas mais importantes da famosa “agenda” de tratamento capilar é a nutrição. Trata-se nada mais nada menos que a reposição dos óleos do cabelo. É claro que não estamos falando aqui daquela oleosidade do couro cabeludo, que deixa os fios pesados e com aspecto “sujo”, mas sim dos chamados lipídios, compostos não solúveis em água e que podem dar uma excelente emoliência aos nossos fios.

Portanto, a etapa de nutrição, que acontece depois da fase de hidratação dentro do cronograma capilar, serve para devolver ao cabelo os lipídios e proteínas perdidos por ele no decorrer dos dias, seja pela ação de agentes naturais (vento, sol, umidade, poluição, etc.) ou de agentes químicos e mecânicos, como secador, chapinha, babyliss, tinturas, escova progressiva, alisamentos químicos, entre outros.

Nutrir o cabelo frequentemente, principalmente no caso de cacheados e crespos, que já são naturalmente ressecados, dará aos seus fios a lubrificação necessária para que eles aguentem passar por todos os dias por esses processos químicos e naturais sem qualquer problema, podendo ficar livre por muito mais tempo do ressecamento, frizz e volume excessivo.

Quer saber como fazer nutrição no cabelo de forma correta? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que nós vamos te mostrar 3 formas diferentes com passo a passo para conseguir deixar os seus fios mais macios e brilhosos em um piscar de olhos!

1- Nutrição (Umectação) com óleos vegetais


Existem inúmeras opções deles no mercado de cosméticos ou de produtos naturais, mas a escolha do seu óleo vai depender da necessidade e objetivo na hora de nutrir as suas madeixas. Dentre eles, podemos destacar o óleo de coco, o mais queridinho entre todos, o óleo de rícino, o óleo de amêndoas, o óleo de Argan, entre outros que você já conheceu por aqui. Se ainda estiver em dúvida sobre qual escolher, os 15 melhores óleos para passar no cabelo.

Uma dica importante é que, ao contrário da hidratação, a nutrição deve ser feita antes de lavar o cabelo, já que alguns deles (com poucas exceções) não penetram nos fios. Além disso, como a maioria dos shampoos contém sulfato em sua composição, uma substância altamente prejudicial às nossas madeixas, o ideal é aplicar o óleo nos cabelos ainda sujos para protegê-los das agressões dessa substância e permitir que eles fiquem limpos e não ressecados.

Passo 1: Depois de escolher o óleo vegetal de sua preferência, divida o cabelo (sujo e seco) em mechas e aplique uma boa quantidade do produto em cada uma delas, no sentido da raiz às pontas.

Passo 2: Espere agir por cerca de uma hora. Se quiser, pode colocar uma touca (térmica ou plástica) para potencializar os resultados. Você também pode aplicar o óleo à noite, antes de dormir, e lavar o cabelo apenas no dia seguinte, não tem problema algum.

Passo 3: Passado esse tempo ou no dia seguinte, lave bem os cabelos com um shampoo e condicionador de sua preferência. Aguarde até os fios secarem naturalmente ou faça isso com a ajuda de um secador. Prontinho! Finalize como de costume.

Fonte:

Deixe seu comentário