Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Crianças que nascem pelo sistema público de saúde tem direito garantido ao teste do olhinho

O médico usa uma fonte de luz que sai de um aparelho que é tipo uma lanterninha.

Publicado em 17/03/2013 às 22:15

Logo que o bebê nasce são realizados vários tipos de exames para prevenir doenças ou mesmo detectar alguma alteração antecipadamente para evitar sequelas mais graves. Já é conhecida a obrigatoriedade dos testes do pezinho e da orelhinha, agora a rede pública de saúde está oferecendo também o teste do olhinho. A Secretaria Municipal da Saúde de Foz incorporou essa rotina a todos os recém- nascidos do município atendidos pelo sistema único de saúde. 

O teste do olhinho está sendo realizado no Hospital Costa Cavalcanti, que é o único conveniado ao sistema público de saúde para o atendimento de partos em Foz. Em média são 300 nascimentos por mês pelo SUS e todos esses bebês devem passar, além dos testes dos pezinho e da orelhinha, também pelo olhinho. Esse exame é garantido a todos os municípios participantes da Rede Cegonha, da qual Foz participa, mas ainda não tinha não tinha assinado convênio para a realização desse tipo de atendimento.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde operacionalizada pelo SUS, dando assistência às mulheres e recém-nascidos. Entre elas está a realização de parto e nascimento seguros. Inclui ainda atenção à saúde da criança até os dois anos com qualidade e resolutividade.

O secretário de Saúde, Odair Silveira, informou que o exame é uma determinação do Ministério da Saúde, que repassa o valor de R$ 25 por teste do olhinho.” Todas as mães que fazem o parto pelo SUS, tem garantido e podem reivindicar o exame. Ele previne e diagnostica doenças como glaucoma, catarata congênita, traumas de parto, cegueira “, destaca Odair.

O teste do olhinho é rápido, fácil e não dói. O médico usa uma fonte de luz que sai de um aparelho que é tipo uma lanterninha, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Quando existe alguma alteração na saúde dos olhos do bebê, não é possível observa o reflexo ou esse ele fica esbranquiçado. A comparação dos reflexos dos dois olhos também permite identificar diferenças de grau entre os olhos ou o estrabismo. 

O exame deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade. Ajudando com isso, a detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. Dados estatísticos dão conta que essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

A estimativa é que pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se forem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Por isso  a importância do teste do olhinho.  

Teste HIV rápido

A saúde da mãe e do bebê é uma grande preocupação do sistema público de saúde. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Lettice Canete de Lima, o município conta também com o teste rápido de HIV, feito no pré-parto. A saúde de Foz recebeu kits desse exame que ajudam a detectar a presença do vírus da Aids. Ele é feito na sala do pré-parto, para caso seja identificado que a mãe tem a doença, sejam tomadas providências para evitar que o recém-nascido, possa adquirir o vírus.

O exame de HIV é feito durante o pré-natal, mas durante a gestação a mulher segue tendo relações sexuais e isso, além de outros fatores de risco, pode “abrir uma janela”, para a contaminação pela doença. Por isso é importante que antes da realização do parto a futura mamãe, tanto para segurança dela como do bebê, tenha acesso a esse importante exame. Ele é oferecido de graça e é bancado pelo governo federal.

Fonte:

Deixe seu comentário