Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Cruzeiro 'zera' demanda por cirurgia de Catarata

Publicado em 18/08/2016 às 06:32

Cruzeiro do Oeste - Através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Cruzeiro do Oeste está conseguindo eliminar a fila de espera pela cirurgia de Catarata, doença responsável por quase metade dos casos de cegueira no mundo e que acomete principalmente a população idosa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hailton Oliveira, dos 45 pacientes que aguardavam pela cirurgia, desde o início de agosto já foram operados 22 e os demais já estão agendados para a realização dos exames pré-operatórios. A expectativa é que a demanda seja 'zerada' em no máximo trinta dias.

Agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as cirurgias são realizadas por profissionais do Hospital dos Olhos de Umuarama.

 

E dentro da campanha em parceria com a Sesa, é possível atender casos que ainda não tenham sido notificados à Secretaria Municipal de Saúde. “Todos os pacientes que estavam na fila de espera estão sendo atendidos. E se tiver mais alguém sofrendo com este problema de Catarata, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, que nós iremos atendê-lo sem demora”, garante o secretário.

Entenda o que é

A catarata é uma doença que tanto pode ser de “nascença”, como se diz, ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade

O cristalino é a lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Claro e transparente, com o aparecimento da catarata o cristalino se torna opaco e impede a passagem da luminosidade, prejudicando a visão.

Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Porém, trata-se de um procedimento bastante simples, consistindo na remoção do cristalino e sua substituição por uma lente, resultando na perfeita recuperação da visão.

 

Por ser feito com uma técnica segura, a cirurgia de catarata não necessita de internação. O paciente tem alta logo após o procedimento, podendo voltar para sua casa. O tempo médio da cirurgia é de apenas 20 minutos, com o paciente voltando às suas atividades normais em poucos dias.

Fonte:

Deixe seu comentário