Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

EM ELEVAÇÃO

Em Umuarama, casos de covid-19 aumentaram 75% em uma semana

Nos últimos dias, o número de pacientes que contraíram o vírus subiu consideravelmente, o que tem preocupado as autoridades municipais

Publicado em 25/06/2020 às 07:16

Em uma semana, Umuarama registrou 39 novos casos (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Os boletins diários de acompanhamento da pandemia de covid-19 em Umuarama revelam que o número de casos positivos aumentou 75% em uma semana, passando de 53 na quarta-feira (17/06) para 92 no informe mais recente. No mesmo período, o número de mortes subiu de um para três. 

“Esse crescimento é um alerta à população de que a situação está preocupante. Devemos reforçar os cuidados preventivos para não colocar em risco a saúde dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. O momento é de se cuidar, usar máscara, manter o distanciamento social e a higienização das mãos e objetos pessoais”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.  

Nesta quarta, mais uma vez um grande volume de exames positivos para o novo coronavírus foi anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram 14 confirmações, elevando para 92 a soma de positivados – eram 78 na terça e 68 no domingo. Desde o início da pandemia até o último dia 17, havia 53 casos positivos. Em uma semana foram registrados 39 novos casos.  

O município tem hoje 39 pessoas em isolamento domiciliar monitoradas pelo Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal e quatro pacientes internados em enfermaria, além de 46 pessoas consideradas recuperadas.  

Os últimos casos positivos são de nove mulheres com idades entre 32 e 56 anos e cinco homens de 30 a 70 anos. Os suspeitos subiram de 234 para 242 nesta quarta, em relação ao boletim anterior, com 10 pacientes internados (dois em UTI e 8 em enfermaria) e os demais em isolamento domiciliar. As notificações já são 1.007 e até o momento 673 suspeitas foram descartadas.  

“Temos três mortes confirmadas em decorrência do coronavírus e mais de 90 pessoas positivadas, além de 234 com suspeita da doença. São números suficientes para termos a dimensão da pandemia em nossa cidade e, pelo ritmo que os novos casos estão sendo confirmados, é mais um indicativo de que todos os cuidados devem ser tomados”, disse a secretária.  

Segundo Cecília, já deu para perceber que a covid-19 é uma doença perigosa. “Se a população relaxar nos cuidados, logo faltarão vagas nos hospitais locais para atender a todos. Entre casos suspeitos e confirmados, temos hoje 12 pessoas hospitalizadas em enfermarias e duas em UTI apenas de Umuarama”, disse.  

Os leitos que estão vagos neste momento podem suprir necessidades de outros municípios, pois eles não atendem somente a cidade. “É bom lembrar que nossa rede hospitalar é responsável por mais de 20 municípios e praticamente todos têm casos confirmados da doença, que podem evoluir para internação e rapidamente ocupar todos os leitos disponíveis”, alertou a secretária.


Fonte:

Deixe seu comentário