Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Grande foco de dengue é localizado no Jardim Cruzeiro

Publicado em 02/03/2016 às 08:10

Cruzeiro do Oeste- Na última semana um grande foco de dengue foi localizado pela equipe de endemia de Cruzeiro do Oeste. Em uma área de 5 quarteirões, foram confirmados 9 casos de dengue através do teste rápido.

Teste Rápido

A cerca de 20 dias foi implantado o teste rápido para dengue no sistema de saúde de nossa cidade, desde então ficou mais rápido localizar focos e mapear regiões que necessitam de cuidados urgente. No entanto, este teste só tem resultado se realizado até o 5º dia após o surgimento dos sintomas, a partir deste período é necessário realizar o exame tradicional que leva cerca de 30 dias para confirmação.

Foco

Foi encontrado um foco do mosquito causador da doença no conjunto Sol de Primavera, localizado no bairro Jardim Cruzeiro (próximo ao Barraco da Costela). Somente neste local foram confirmados 9 casos de dengue e 5 ainda aguardam o exame tradicional para o diagnóstico.

Na última quinta-feira (25), os agentes de controle de endemias juntamente com os agentes comunitários de saúde do posto Jardim Cruzeiro, realizaram um arrastão neste conjunto afetado. Segundo relatos das agentes, várias larvas foram encontradas em grande quantidade de lixo acumulado em terrenos e nas ruas, pequenas e grandes quantidades de água parada foram esvaziadas evitando a proliferação do mosquito, consequentemente da doença.

Situação Geral

 

Com a implantação do teste rápido a equipe da endemia de Cruzeiro do Oeste pode localizar o foco no início e realizar uma força tarefa para evitar maiores danos. Porém o cuidado deve continuar, ao todo 45 casos foram notificados em nossa cidade. “Toda a equipe de trabalho está de parabéns por essa inciativa que teve resultados positivos, pois os casos da doença não aumentaram desde o mutirão, mas a luta não acaba aqui. Fiscalize seu quintal, verifique sua caixa d’água e não acumule entulhos e lixos em seus quintais. ” Reafirma Audrey, responsável vigilância sanitária de Cruzeiro do Oeste.

Fonte:

Deixe seu comentário