Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

GRIPE: Cruzeiro do Oeste praticamente atinge metas na primeira semana de vacinação

Publicado em 18/05/2015 às 01:57

Já na primeira semana de vacinação, até na sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste praticamente já havia atingido a meta local de imunização dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que vai até o dia 22 de maio (próxima sexta-feira) e quer imunizar aproximadamente 40 milhões de pessoas em todo o país.

O público alvo da campanha é formado por crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mães até 45 dias após o parto e idosos a partir de 60 anos, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, desde que com prescrição médica.

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades de Saúde o Município, no Distrito de São Silvestre, no Jardim Cruzeiro e no Posto Central, das 8 às 16h30. Para receber a vacina, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação.

METAS

A meta para os municípios de atingir 80% do público alvo. No caso de Cruzeiros do Oeste, das 402 crianças até 2 anos e 718 de 2 a 5 anos, já foram vacinadas 78%; dos 319 trabalhadores da saúde, já foram imunizados 79%; das 201 gestantes, 91% receberam a vacina; das 33 mulheres de até 45 dias após o parto, foram vacinadas 84%, e, para as 3.023 pessoas acima de 60 anos, 54% já foram imunizados, o que dá um índice médio geral de 70% de cobertura nesta primeira semana da campanha.

IMPORTÂNCIA

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

\"A vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe”, explica a enfermeira Elizangela Cosmos, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

ORIENTAÇÃO

\"É importante lembrar que a vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe. Nós temos que ainda lavar as mãos, fazer todas as ações de higiene, cuidado ao tossir, estar sempre usando lenços descartáveis, sempre lavar as mãos principalmente quando estiver gripado. Assim nós teremos outros mecanismos que poderão proteger, não só contra a influenza, mas também outros vírus respiratórios que também podem ser protegidos utilizando essas ações\", orienta Elizangela.

Os cuidados são: proteger o nariz e a boca, cobrindo-os enquanto espirra ou tosse; usar lenços descartáveis; evitar tocar a boca e o nariz; lavar as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas; melhorara circulação de ar abrindo as janelas; evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas, além de manter hábitos saudáveis, comer  e dormir bem e praticar exercícios.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário