Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Problemas cardíacos podem estar relacionados às doenças bucais

Doenças que geram sangramentos fazem com que as bactérias entrem em contato com a corrente sanguínea

Publicado em 20/06/2013 às 06:28

Cuidar dos dentes não é considerado mais uma atitude relacionada apenas à estética. De acordo com uma pesquisa da American Dental Association (ADA), os problemas bucais podem gerar doenças cardíacas se não tratadas adequadamente.

A Gengivite e a Periodontite, conhecidas como doenças periodontais, são infecções crônicas que afetam os tecidos que cercam os dentes. Estes problemas bucais resultam na formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, que favorece um acúmulo de resíduos alimentares e de bactérias.

“Estas bactérias podem chegar à corrente sanguínea e deixar a pessoa vulnerável a “Endocardite Bacteriana”, que se trata de uma inflamação nas válvulas cardíacas”, observa Davi Ceolin, odontólogo especializado em Dentística e Periodontia.

Causa e Sintomas

A placa bacteriana é a principal causa da doença periodontal. As alterações na gengiva também podem estar relacionadas ao uso de medicamentos hormonais e a baixa imunidade do organismo. “A pessoa que, independente do motivo, tenha adquirido a doença, apresenta comumente, sangramento na gengiva”, explica o dentista. “Porém, outros sinais podem aparecer, como: o inchaço da região, alterações nas posições dos dentes e o mau hálito contínuo”, complementa.

De acordo com Ceolin, o tratamento não pode ser realizado apenas com medicamentos, pois a placa bacteriana precisa ser removida do dente. “Por meio de ‘raspagens’ e do alisamento da raíz do dente que esteja comprometida é que solucionamos o problema”, conta.

O dentista ressalta ainda, que sequelas - como o deslocamento dos dentes e a retração da gengiva, que resulta em um aparente aumento do comprimento do dente - são comuns após o tratamento. “Procedimentos cirúrgicos podem minimizar estes defeitos”, acrescenta.

Prevenção

Atitudes relacionadas à higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental diariamente, podem impedir a doença periodontal. “Evitar o hábito de fumar e realizar limpezas periódicas, feitas por um profissional odontólogo também são métodos preventivos”, finaliza Ceolin.

Fonte:

Deixe seu comentário