Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Saúde – Saiba como funcionará a vacinação contra gripe para os doentes crônicos

Publicado em 11/04/2013 às 06:05

A Secretaria da Saúde emitiu nesta quarta-feira (10) uma nota técnica detalhando os grupos que terão direito à vacina durante a campanha de vacinação contra a gripe, que começa na próxima segunda-feira (15/04). As orientações foram apresentadas durante videoconferência com profissionais de saúde do Estado e esclareceram quais portadores de doenças crônicas poderão se vacinar na rede pública de saúde.Esta será a primeira vez que a vacina estará disponível aos doentes crônicos nas mais de 2,5 mil unidades básicas de saúde do Paraná. Antes, a vacina para este grupo era aplicada nos serviços e centros de referência regionais.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, é importante que o doente crônico busque o seu médico nestes dias que antecedem a campanha e solicite um atestado de prescrição da vacina. “Este documento será obrigatório para receber a vacina gratuitamente na rede pública de saúde”, explicou o superintendente.

A orientação é válida para as pessoas cadastradas nos programas do Sistema Único de Saúde e, também, para os pacientes que realizam o tratamento na rede particular.

No Paraná, os serviços de saúde também estão autorizados a aceitar a receita médica do medicamento de uso contínuo utilizado para o tratamento da doença crônica. “Contanto que esteja em período vigente, a receita também servirá para comprovação da doença crônica. Isso beneficia aquelas pessoas que não terão tempo hábil para uma consulta médica”, afirmou o coordenador da divisão de Imunização da Secretaria, João Luis Crivellaro.

RISCO – Os doentes crônicos foram definidos como grupos prioritários da campanha por terem maior risco de desenvolver casos graves de gripe, se infectados pelo vírus Influenza. O risco de morte por causa da doença também é maior neste grupo.

Estima-se que quase 700 mil doentes crônicos sejam vacinados nos 12 dias de campanha. A secretaria orienta que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compareçam às unidades básicas de saúde já nos primeiros dias da campanha, visto que a vacina demora em torno de 15 dias para conferir imunidade.

Para o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, além da vacina, outras medidas devem ser adotadas como rotina para prevenir a gripe. “Todos devem se lembrar de sempre higienizar as mãos, se possível com aplicação de álcool gel. Outra medida importante é manter os ambientes limpos e bem arejados, com boa circulação de ar”, recomendou.

TRABALHADORES – Durante a videoconferência também foi discutido quais os trabalhadores de saúde que terão direito à vacina. De acordo com critérios definidos pelo Ministério da Saúde, apenas quem presta atendimento direto a pacientes com suspeita de gripe será beneficiado.

Para este grupo será exigido um documento com a indicação da vacina, assinado pelo médico responsável pelo serviço de saúde ao qual o trabalhador está vinculado. Cada município definirá como será a logística de vacinação nesses casos.

Veja as doenças crônicas e condições clínicas com indicação da vacina:

Doenças respiratórias crônicas: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquioecstasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

Doenças renais crônicas: doença renal nos estágios 3,4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise.

Doenças hepáticas crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.

Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.

Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesidade grau III

Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.

Fonte:

Deixe seu comentário