Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Saúde

Serviço de qualificação do agendamento do Cisa-Amerios começa nesta segunda

Medida visa qualificar a atenção primária, promover agilidade e melhorar ainda mais o atendimento nas especialidades mais solicitadas

Publicado em 11/08/2019 às 22:59
Atualizado em

Os médicos qualificadores foram apresentados aos secretários de saúde e agendadores em reunião realizada no Cisa-Amerios, na última sexta-feira (9). O trabalho será integrado entre as equipes do Cisa e dos municípios consorciados. (Foto: Cisa/Amerios)

A partir desta segunda-feira (12) começa a funcionar o Serviço de Qualificação do Agendamento de consultas em cinco especialidades médicas oferecidas por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios.

De acordo com coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca o serviço visa qualificar a atenção primária, promover agilidade e melhorar ainda mais o atendimento nas especialidades mais solicitadas.

 “Através do prontuário do paciente, o médico qualificador analisa o histórico de saúde, os exames e procedimentos recentemente realizados, se for necessário solicita exames complementares, entre outras ações. O objetivo é que esse paciente seja encaminhado ao especialista que ele realmente precisa, com o maior número de informações possível”, disse Manduca.

Inicialmente, passarão pelo serviço de qualificação consultas nas especialidades de: cardiologia, ortopedia, reumatologia, endocrinologia e cirurgia vascular, que geram as maiores demandas no agendamento do Cisa-Amerios.

O protocolo de encaminhamento qualificado será realizado através do Sistema Eletrônico de Agendamento e Controle.

“Esse sistema trouxe muitos avanços ao Cisa-Amerios. Através da unificação de todos os prontuários dos pacientes está sendo possível implantar esse novo serviço. Ele não só vai gerar grande economia, evitando muitas consultas e, principalmente exames, desnecessários, despesas com locomoção de pacientes, entre outras, mais vai trazer mais qualidade e mais agilidade aos tratamentos”, explicou o presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso.

O objetivo é que, em breve, outras especialidades também passem pelo Serviço de Qualificação. “Nossa meta é que todas as especialidades passem pelo médico qualificador. Estamos implantando o sistema aos poucos, inicialmente com três médicos em cinco especialidades. A previsão é que, até o início do ano, pelo menos mais cinco especialidades sejam incluídas”, destacou Cardoso.

A equipe é formada pelos médicos clínicos gerais, Caio Murilo de Almeida e Larissa Mirian da Silva Ferreira e pelo cirurgião vascular, Eric de Freitas. Os médicos qualificadores passaram por treinamentos para operar o sistema e participaram de palestras e reuniões com médicos e outros profissionais de saúde que atuam na atenção básica, nos municípios.

“É um serviço integrado com as equipes médicas, de enfermagem e agendadores dos municípios consorciados. O sistema é unificado, o que permite uma sincronização dos trabalhos, com cada equipe atuando na sua área e colaborando para um melhor fluxo dos atendimentos”, disse Caio, coordenador do serviço.


Fonte:

Deixe seu comentário