Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Umuarama fecha ano com 570 casos de dengue e Vigilância em Saúde não terá férias coletivas

Publicado em 18/12/2015 às 06:42

Umuarama - A Divisão de Vigilância Ambiental atualizou os dados para o último boletim do ano sobre a incidência da dengue em Umuarama. A cidade fecha 2015 com 570 casos confirmados da doença e um total de 1.780 notificações. A boa notícia é que, apesar do alto índice de infestação pelo mosquito em alguns bairros, o município registrou nenhum caso suspeito de outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti. “Por enquanto, estamos livres da febre chikungunya e também do zika vírus, o que é um estímulo para continuarmos o combate diário ao mosquito transmissor e nos mantermos longe dessas doenças”, recomendou o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk. 

O último boletim sobre a situação da dengue foi emitido nesta terça-feira, 14. Entre os casos confirmados, 94 pacientes adquiriram a doença em outras localidades (importados) e os demais na área do município. O coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon, pede uma atenção especial da população nesta época de final de ano, quando muitas famílias viajam para visitar parentes e amigos em outras cidades. 

“Orientamos que antes de viajar, os moradores façam uma limpeza em seus quintais para não deixar ao ar livre nenhum objeto que possa acumular água. Todos sabem que o mosquito usa água parada para se reproduzir e atualmente as condições são propícias, com alta temperatura e chuvas constantes. Ao retornar de viagem, se houver qualquer sintoma relacionado à doença procure a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento e notificação”, afirmou Barzon. 

A recomendação é tomar as medidas preventivas e ficar atento, pois as viagens de fim de ano podem incluir localidades que enfrentem epidemia de dengue ou que registrem casos da febre chikungunya e zika vírus. “Como é uma questão de saúde, a dica é ficar atento aos sintomas e tomar medidas preventivas, como o uso do repelente, além de eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito. Esse cuidado deve se tornar um hábito corriqueiro no dia a dia, onde quer que estejamos”, completa.  

ATENDIMENTO

A Vigilância em Saúde não terá férias coletivas, como outros setores da administração municipal a partir da próxima segunda-feira, 21. Haverá atendimento nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro das 7h às 13h. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro, 4 e 5 de janeiro a Vigilância estará em recesso, porém mesmo neste período haverá equipes de plantão.

“Atenderemos qualquer demanda, principalmente em casos notificados de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti. Se necessário, faremos as ações de bloqueio dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 24 horas. Teremos uma equipe em contato com todas as Unidades de Saúde para acompanhar eventuais notificações de casos de dengue, incluindo o Pronto Atendimento (PA)”, acrescenta Fábio Barzon. 

O Ambulatório de Infectologia atenderá nos mesmos dias e horários. Em relação ao teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, os interessados poderão procurar o serviço normalmente todas as terças e quartas-feiras, das 7h30 às 10h30.

Fonte:

Deixe seu comentário