Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

FEIRA AGROPECUÁRIA

Após 15 anos, montarias em cavalos voltarão ao rodeio da Expo Umuarama

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (30) pelo presidente da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), Milton Gaiari

Publicado em 30/11/2022 às 17:51
Atualizado em

Elevado a esporte, o rodeio segue como a principal modalidade brasileira no quantitativo de público (Foto: Assessoria/SRU)

Quinze anos depois, as montarias em cavalos estarão de volta ao rodeio da Expo Umuarama, que de 9 a 19 de março próximo atingirá sua 48a edição nacional e 21ª internacional. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (30) pelo presidente da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), Milton Gaiari.

“A partir do próximo ano, voltamos com a grade completa de rodeio, em touros e cavalos, na maior exposição agropecuária, comercial e industrial do noroeste do Paraná e uma das maiores do sul do Brasil”, afirmou o ruralista, em tom de comemoração.

Elevado a esporte, o rodeio segue como a principal modalidade brasileira no quantitativo de público. Atrai mais gente que o próprio futebol. São várias competições em praticamente todo o país, uma verdadeira paixão nacional, que assim como a corrida para colocar a bola dentro do gol, ganhou ares de superestrutura.

Gaiari explicou que o tímido desempenho dos peões de cavalos, por conta do desempenho dos animais e das características da arena do parque de exposições foi o responsável pela pausa nas gineteadas, lá atrás.

 “As tropas não davam aquela emoção que o público das arquibancadas queria presenciar. Nossa pista é grande e o que mais víamos era velocidade, e não o gingado. Hoje os tempos são outros, as tropas evoluíram muito, graças aos investimentos em genética e um novo método de preparação dos animais, tratados como estrelas”, disse.

A Expo Umuarama 2023 terá cinco dias de rodeio, sendo dois de qualify e três de profissional. Já se sabe que não haverá cobrança de ingressos na maior parte das montarias. A agenda completa deverá ser divulgada nos próximos dias, conforme Gaiari.

A narração estará a cargo de ninguém menos que Almir Cambra e Umberto Junior. Os atletas de touros serão selecionados pela ACR (Associação dos Campeões de Rodeio) e os de cavalos pela SBC (Seleção Brasileira do Cutiano). Entre as tropas já confirmadas está a Tito Cardoso, posicionada entre as melhores do país em cavalos.

Fonte:

Deixe seu comentário