Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ENEM

Cronograma ENEM 2024; Não perca a chance de entrar para a faculdade de graça

Os interessados em participar do ENEM precisam apenas se inscrever, pagar a taxa de inscrição de R$ 85,00 e participar dos dois dias de prova

Publicado em 08/01/2024 às 16:17
Atualizado em

(Foto: Cada Minuto)

Os interessados em participar do ENEM precisam apenas se inscrever, pagar a taxa de inscrição de R$ 85,00 e participar dos dois dias de prova.

No entanto, todo o processo tem um calendário de datas e períodos pré-definidos pelo Ministério da Educação, que precisam ser respeitados.

Veja abaixo o cronograma do ENEM 2024, para não arriscar perder os prazos:

Inscrições: de 06 a 17 de maio;

1º dia de provas: 03 de novembro;

2º dia de provas: 10 de novembro;

Divulgação do gabarito em 22 de novembro;

Divulgação dos resultados: 14 de janeiro.

Pessoa preenchendo gabarito de uma prova

Como são as provas do ENEM?

A princípio, as provas são feitas em dois dias, sendo 180 questões divididas entre provas objetivas, de múltipla escolha, de quatro áreas de conhecimento, além da redação.

Os conteúdos das provas são os ensinados durante os três anos do Ensino Médio, veja abaixo as disciplinas abordadas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Quem pode fazer o ENEM?

Apesar de ser um processo seletivo ministrado por órgão governamental, o ENEM não é cheio de pré-requisitos, possibilitando que interessados de todas as idades, que tenham documento de identidade e CPF, se inscrevam para fazer o exame.

Porém, há apenas um detalhe importante que os interessados precisam saber: para poder usar a nota do ENEM nos programas do governo, o candidato deve ter concluído a educação básica, ou estar concluindo no ano em que fizer as provas.

Além disso, candidatos que tiverem do 2º ano do ensino médio para baixo podem participar do processo seletivo como “treineiros”, avaliando seu nível de conhecimentos e adquirindo experiência no exame.


Fonte:

Deixe seu comentário