Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

NOTÍCIA BOA

Dia Nacional das APAEs

A missão fundamental das Apaes é fornecer serviços essenciais nas áreas da educação, saúde e assistência social, para as pessoas com deficiência

Publicado em 11/12/2023 às 13:02
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa )

Hoje é o Dia Nacional das Apaes, dia de lembrar dessas instituições que trabalham em busca de conquistas e da manutenção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) surge como um importante agente na sociedade, dedicada à causa cultural, educacional e assistencial. Mais do que um grupo de pais e amigos unidos por um propósito, a Apae se abre à comunidade, convidando-a a se juntar a essa nobre missão. O foco principal é impulsionar atividades que vão desde a prevenção e diagnóstico até a reabilitação, tratamento e integração social das pessoas com deficiência.

Seu escopo de atuação abarca tanto a oferta de educação especial quanto o fornecimento de estruturas para o tratamento de deficiências físicas e intelectuais. A missão fundamental das Apaes é fornecer serviços essenciais nas áreas da educação, saúde e assistência social, visando aprimorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, ao mesmo tempo, em que conscientiza a sociedade sobre essas questões.

A história das Apaes remonta a um movimento pioneiro no Brasil, impulsionado pela mobilização de familiares e amigos de pessoas com deficiência. O marco inicial desse movimento de inclusão social teve lugar no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1954, com a chegada de Beatrice Bemis, uma diplomata dos Estados Unidos e mãe de uma criança com Síndrome de Down. Seu exemplo inspirou a criação da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no país, que se propunha a educar, oferecer cuidados médicos, suprir necessidades básicas e lutar pelos direitos dos excepcionais em busca da inclusão social.

A partir desse ponto inaugural, o movimento se expandiu, culminando na formação da Federação Nacional das Apaes (Fenapae), em 10 de novembro de 1962, com o intuito de promover a discussão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em âmbito nacional e internacional.

Atualmente, as Apaes no Brasil contam com mais de 2.178 unidades, atendendo cerca de 350 mil pessoas, um contraste notável em relação às 40 pessoas assistidas no seu primeiro ano de existência. Seu símbolo, uma flor entre duas mãos em perfil, reflete o apoio e proteção oferecidos pela instituição.

Os serviços prestados pelas Apaes abrangem uma ampla gama de necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias. Desde atendimento educacional especializado, apoio social e assistência em saúde até atividades esportivas, culturais e suporte jurídico para garantir os direitos dessas pessoas.

Na área educacional, as escolas da Rede Apae oferecem desde a educação infantil até o ensino fundamental, incluindo modalidades específicas para jovens e adultos, como a Educação para o Trabalho. Essa estrutura flexível atende às necessidades individuais dos alunos, promovendo seu desenvolvimento cognitivo, social e motor.

O trabalho incansável das Apaes é um testemunho da dedicação e compromisso em proporcionar uma vida plena e inclusiva para as pessoas com deficiência, tornando-se uma luz guia na busca pela igualdade de oportunidades e direitos para todos.

Fonte:

Deixe seu comentário